???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19217
Tipo do documento: Tese
Título: O pensamento fotográfico
Autor: Soares, Camila Mangueira 
Primeiro orientador: Salles, Cecilia Almeida
Resumo: A pesquisa parte de algumas questões referentes à experimentação contemporânea fotográfica, como a relação entre arquivos e obras mostrados publicamente; a percepção da difusão de um discurso sobre o processo criativo na promoção da experiência e do conhecimento no campo; a emergência de uma produção sob o formato de projetos fotográficos cuja natureza volta-se para o hibridismo e heterogeneidade de práticas, suportes e materiais; e os diálogos com as lógicas dos ambientes digitais e suas decorrências sob a forma de plataformas imagéticas. Diante dessas novas condições do fotográfico vinculadas a aspectos de diversidade e mobilidade, a pesquisa oferece alguns caminhos pertinentes a uma crítica relacional para a fotografia enquanto uma trama comunicativa complexa: o pensamento fotográfico. O corpo teórico é formado por um quadro multidisciplinar e composto por dois eixos centrais interligados. O primeiro, de base semiótica de C. S. Peirce, dedica-se às relações entre os estudos de rede em processo de Cecilia Salles e os sistêmicos de Jorge Vieira e Mario Bunge, que inclui conceitos como de organização, integrabilidade e conectividade. O segundo, recorre às discussões específicas sobre fotografia pertinentes aos estudos de Arlindo Machado, Rubens Fernandes, dentre outros, somadas às comunicacionais de Edgar Morin e Lucia Santaella. A estratégia metodológica corresponde a três momentos interligados: o estudo crítico relacional de problemas vinculados aos casos detonadores como projetos, publicações, arquivos, exposições e eventos de debate cujo recorte é norteado pelas recorrências de temas e tendências; o levantamento teórico pertinente aos campos processual, sistêmico e fotográfico; e o tratamento empírico de índices processuais para o desenvolvimento de perspectivas e propriedades que trazemos aqui como a proposta do pensamento fotográfico
Abstract: The research is based on matters related to contemporary photographic experimentation, as the relationship between files and publicly displayed works; the perception of broadcasting a speech about the creative process in promoting experience and knowledge in the field; the emergence of a production shaped as photographic projects whose nature turns to hybridity and heterogeneity of practices, supports and materials; and dialogues with the logic of digital environments and its consequences in the form of imagetic platforms. Faced with these new photographic conditions linked to aspects of diversity and mobility, this research offers some relevant paths to a relational criticism for photography as a complex communicative plot: the photographic thinking. The theoretical framework is formed by a multidisciplinary framework, consisting of two interconnected central axes. The first, of C. S. Peirce's semiotic base is dedicated to the relationships between Cecilia Salles' network process and Jorge Vieira and Mario Bunge's systemic, which includes concepts like organization, integrability and connectivity. The second uses the specific discussions on relevant photography to study Arlindo Machado, Rubens Fernandes, among others, along with Edgar Morin and Lucia Santaella's communication. The methodological strategy is interconnected to three moments: the relational critical study of problems linked to starter cases as projects, publications, archives, exhibitions and discussion events whose cut is guided by recurrent themes and trends; the relevant theoretical research to procedural fields, systemic and photographic; and the empirical treatment of procedural indices for the development prospects and properties that we bring to this study as the proposed photographic thinking
Palavras-chave: Comunicação
Teorias sistêmicas
Crítica de processo
Communication
Systemic theories
Process critical
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Soares, Camila Mangueira. O pensamento fotográfico. 2016. 201 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19217
Data de defesa: 9-Aug-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Camila Mangueira Soares.pdf9,81 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.