REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIurif, Vera Lúcia Nory Almansa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4465481Z0por
dc.contributor.advisor1Zanotto, Mara Sophia-
dc.date.accessioned2016-11-09T13:22:08Z-
dc.date.issued2016-09-12-
dc.identifier.citationIurif, Vera Lúcia Nory Almansa. Percepções de estudantes de Ensino Médio sobre aprendizagem de Inglês por meio de tarefa no Edmodo. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/19315-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar as percepções de um grupo de estudantes da primeira série do Ensino Médio (EM) de uma escola pública estadual de São Paulo sobre o ensino de inglês apoiado por recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), por meio de uma tarefa, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Edmodo. Este estudo fundamenta-se na visão de ensino de linguagem como prática social norteada pelas Orientações Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (BRASIL, 2006) e no Currículo do Estado de São Paulo: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias - Ensino Fundamental II e Ensino Médio (SÃO PAULO, 2010). Para este estudo, foi elaborada uma Tarefa, com base na abordagem comunicativa, seguindo a proposta de Willis (1996); essa Tarefa foi aplicada utilizando o AVA Edmodo, possibilitando as interações em um ambiente virtual e utilizando as TDIC no ensino-aprendizagem de inglês. A pesquisa foi realizada presencialmente, na sala de informática, com treze estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma Escola Estadual de São Paulo. A geração de dados foi realizada no segundo semestre de 2015, por meio de quatro questionários e uma entrevista. Quanto à aprendizagem dos estudantes, os resultados revelaram as percepções relacionadas tanto aos conhecimentos da língua quanto aos conhecimentos digitais. Aliado a isso, a tarefa contribuiu para familiarizar os estudantes com as possibilidades de utilização das TDIC para o ensinoaprendizagem de inglês na escolapor
dc.description.abstractThe objective of this research is to investigate the perceptions of a group of first year secondary school students from a São Paulo public state school about learning English language supported by Digital Information and Communication Technologies (DICT) resources, through a Task in the Virtual Learning Environment (VLE) Edmodo. This research is based on the perspective of the language learning as a social practice supported by the Orientações Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (BRASIL, 2006) and the Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Ensino Fundamental II e Ensino Médio (SÃO PAULO, 2010). For this research, a Task was designed based on the communicative approach proposed by Willis (1996), and this Task was conducted through the VLE Edmodo, allowing interactions in a virtual environment and using DICT resources for learning English. This research was conducted in person, in a computer lab, with a group of thirteen first year secondary school students from a São Paulo public state school. The data gathering was done in the second semester of 2015, through four questionnaires and one interview. Regarding the students' learning process, the results reveal perceptions related not only to language knowledge improvement but also to digital knowledge improvement. Besides, the Task contributed to make the students aware of the possibilities of utilizing DICT for learning English in the schooleng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/40019/Vera%20L%c3%bacia%20Nory%20Almansa%20Iurif.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectLíngua Inglesapor
dc.subjectTarefapor
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectTaskeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.titlePercepções de estudantes de Ensino Médio sobre aprendizagem de inglês por meio de tarefa no Edmodopor
dc.title.alternativeHigh School student perceptions about learning of English through task on Edmodoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vera Lúcia Nory Almansa Iurif.pdf5,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.