REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
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dc.creatorAnjos, Emilson Soares dos-
dc.creator.ID78293847891por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4413383A6por
dc.contributor.advisor1Usarski, Frank-
dc.date.accessioned2016-11-21T11:13:13Z-
dc.date.issued2016-09-16-
dc.identifier.citationAnjos, Emilson Soares dos. Aculturação continuada: a Igreja Messiânica Mundial do Brasil e sua contribuição para a implantação da igreja em Angola. 2016. 201 f. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/19350-
dc.description.resumoO objeto deste trabalho é a transplantação da Igreja Messiânica Mundial do Japão para o Brasil e sua implantação em Angola. Para realizar a presente pesquisa, abordaremos questões distintas nesse processo de adaptação. Assim sendo, considerando os diferentes aspectos culturais entre os dois países bem como os aspectos específicos da Igreja Messiânica Mundial, busca-se responder às perguntas: reconhecendo a existência do processo de transplantação do Japão para o Brasil, pergunta-se: há um processo semelhante de transplantação da IMM do Brasil para a Angola? As diferentes condições geográficas, como o clima (tropical e temperado), a localização (urbana ou rural), a vegetação e a paisagem, além dos diferentes berços culturais (oriental ou ocidental), religiosos (cristão, xintoísta/budista ou muçulmano) e sociais, com seus respectivos usos e costumes, demandaram quais adaptações nesse processo? E este permite para quem nela ingresse, a interpretação dos pontos principais da doutrina que motivou a sua transplantação? Até que ponto missionários brasileiros desempenharam um papel para o estabelecimento do ramo angolano e o que exatamente era a sua contribuição em cada um dos cinco períodos de difusão, distribuídos desde a implantação até a atualidade, tanto na IMMB, quanto na IMMA? Para responder a essas indagações, buscamos fundamentação na Teoria da Transplantação Religiosa, de Michael Pye, a qual nos permitiu descobrir que, quando tem lugar a transplantação de uma religião, de um local para o outro, esses processos podem ser harmônicos ou conflituosos. Como resultado, pudemos descobrir que existe uma aculturação contínua da Igreja Messiânica Mundial do Brasil e sua contribuição para a implantação da igreja em Angolapor
dc.description.abstractThe purpose of this study is the transplantation of the Church of World Messianity from Japan to Brazil and its implantation in Angola. In order to conduct the present study, we will approach different issues of this process of adaptation. Therefore, by taking into consideration the different cultural aspects of both countries as well as the specific aspects of the Church of World Messianity, we try to answer the following questions: acknowledging the process of transplantation from Japan to Brazil, we question: is there a similar process of transplantation from the Church of World Messianity of Brazil to the Church of World Messianity of Angola? Which adaptations to the process did the different geographical aspects, such as climate (tropical and temperate), location (urban or rural), vegetation and landscape, besides the different cultural origins (Eastern or Western), religious origins (Christianity, Shinto/Buddhist or Muslim) and social origins, with their respective customs and traditions, demand? Does that process allow the one who joins it to interpret the main aspects of the doctrine that caused its transplantation? To what degree did Brazilian missionaries play some role in the establishment of the Angolan branch and what was exactly its contribution to each of the five periods of spreading the religious faith, distributed since its implantation to current days, at the Church of World Messianity of Brazil and the Church of World Messianity of Angola as well? In order to answer those questions, we based our research on the Theory of Religious Transplantation by Michael Pye, which allowed us to discover that, when the transplantation of a religion from one place to another occurs, those processes can be harmonious or conflictive. As a result, we were able to discover that there is a continuous acculturation of the Church of World Messianity of Brazil as well as its contribution to the implantation of the church in Angolaeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/40035/Emilson%20Soares%20dos%20Anjos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIgreja Messiânica Mundialpor
dc.subjectTransplantação religiosapor
dc.subjectChurch of World Messianityeng
dc.subjectReligious transplantationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.titleAculturação continuada: a Igreja Messiânica Mundial do Brasil e sua contribuição para a implantação da igreja em Angolapor
dc.title.alternativeContinuous acculturation: the Church of World Messianity of Brazil and its contribution to the implantation of the church in Angolaeng
dc.typeTesepor
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