???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19354
Tipo do documento: Tese
Título: A construção da atuação no cinema: um estudo a partir das experiências dos atores Irandhir Santos e Hermila Guedes
Autor: Gouveia, Maria Alice Lucena de 
Primeiro orientador: Salles, Cecilia Almeida
Resumo: Esta pesquisa deriva da minha necessidade de entender o processo de preparação do ator no cinema pernambucano a partir da sua desconstrução. Dessa forma, tomarei como objeto de estudo o trabalho de imersão do ator Irandhir Santos, protagonista dos filmes Febre do Rato (2011), do diretor Cláudio Assis; Tatuagem (2013), do diretor Hilton Lacerda; O Som ao Redor, 2013, de Kléber Mendonça e História da Eternidade (2014), de Camilo Cavalcante. Além desses, existe o trabalho da atriz Hermila Guedes, Era uma vez eu, Verônica, 2014, de Marcelo Gomes e O Céu de Suely, (2006), de Karim Aïnouz. Esse corpus compreende a recente produção cinematográfica de filmes produzidos no estado de Pernambuco que nasceram de um processo colaborativo no qual o ator exerce uma posição de destaque na estruturação do discurso final. Como procedimento metodológico, proponho utilizar a “Crítica de Processos”, elaborada pela pesquisadora Cecília de Almeida Salles (2006), que busca entender o processo de criação artística por meio de seus relatos, rastros e da observação ativa da realização de um filme
Abstract: This research derives from my need of understanding the actor’s preparation process in the Pernambuco cinema, by means of its deconstruction. Therefore, my object of study will be the immersion work of actor Irandhir Santos, who played the main character of the following movies: Rat Fever (2011), by Cláudio Assis; Tattoo (2013) by Hilton Lacerda; Neighboring Sounds (2013) by Kléber Mendonça and História da Eternidade (2014), by Camilo Cavalcante. In the same manner, I will study the works of actress Hermila Guedes: Once Upon A Time Veronica, (2014) by Marcelo Gomes and Love for Sale, (2006), by Karim Aïnouz. This corpus focuses on the cinema produced recently in the state of Pernambuco, Brazil, that were conceived through a collaborative process - in which the actor finds itself being in a highlighted position, while formatting the final structure of the movie’s narrative. As a methodological approach, I propose the use of “Crítica de Processos”, elaborated by researcher Cecília de Almeida Sales (2006). It seeks to understand the process of artistic creation through its testimonies, its footprints and the active observation of the elaboration of a movie
Palavras-chave: Crítica de processo
Redes de criação
Atuação no cinema
Criticism of creative process
Networking os creations
Acting in cinema
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Gouveia, Maria Alice Lucena de. A construção da atuação no cinema: um estudo a partir das experiências dos atores Irandhir Santos e Hermila Guedes. 2016. 238 f. Tese Doutorado em (Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19354
Data de defesa: 23-Sep-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Alice Lucena De Gouveia.pdf18,82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.