REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
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Tipo: Dissertação
Título: Cidadania: a educação em direitos a emancipação política do homem
Título(s) alternativo(s): Citizenship: education in rights a political emancipation of men
Autor(es): Costa, Valquíria Ortiz Tavares
Primeiro Orientador: Garcia, Maria
Resumo: O presente trabalho tem como tema central o papel que a educação em direitos humanos exerce na construção da cidadania. A educação em direitos humanos atualmente é incentivada em nível mundial, sendo reiteradamente estimulada e acompanhada pela própria ONU por meio de seu Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos adotado por diversos países, entre eles o Brasil. A educação em direitos humanos tem por objetivo instruir o indivíduo nos direitos civis, sociais e políticos numa metodologia participativa, que se entrelaça com sua realidade social, buscando transmitir as aptidões necessárias para que a própria pessoa promova, defenda e exerça os direitos humanos em sua vida cotidiana. No entanto, a educação em direitos humanos também fomenta a educação política, não permitindo que os direitos políticos sejam reduzidos a simples rituais eleitorais, razão pela qual estimula a criação de uma consciência crítica, com o fim de despertar a pessoa para o seu potencial de contribuição e transformação da sociedade. O indivíduo passa então a entender que a política define desde as situações mais comezinhas de sua vida até as diretrizes que serão adotadas por seu país, alterando sua postura para agir de forma participativa e consciente nas questões que se relacionam à sociedade, exercitando sua cidadania ativa em prol do bem comum. No dizer de Hannah Arendt, a cidadania é a quintessência da liberdade, o ápice das possibilidades do agir individual, pois representa o momento em que o cidadão assume seu papel na modificação e aprimoramento da sociedade. A educação em direitos humanos é, portanto, condição sine qua non para o exercício da cidadania ativa
Abstract: This work is focused on the role that human rights education plays in building citizenship. Education on Human Rights is currently promoted worldwide, being constantly stimulated and accompanied by the UN itself through its Global Education Program in Human Rights adopted by several countries, among them Brazil. Human rights education aims to instruct the individual in civil, social and political rights in a participatory methodology, which intertwines with social reality, seeking to impart the necessary skills so that the person promote, defend and apply human rights in their everyday life. But human rights education also promotes political education, not allowing political rights to be reduced to simple electoral rituals, thus stimulating the creation of a critical conscience, so that people awake to their potential contribution and transformation of society. The individual then comes to understand that the political decisions define from the most ordinary situations of his life to the guidelines to be adopted by their country, thus changing his/her posture to act actively and consciously in the issues that relate to society, exercising their active citizenship for the common good. In the words of Hannah Arendt, citizenship is the quintessence of freedom, the apex of the possibilities of the acting individual, representing the moment when the citizen assumes its role in the modification and improvement of society. Therefore, education on Human Rights is a sine qua non condition for the exercise of active citizenship
Palavras-chave: Educação em direitos
Educação política
Cidadania
Education rights
Political education
Citizenship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
Citação: Costa, Valquíria Ortiz Tavares. Cidadania: a educação em direitos a emancipação política do homem. 2016. 205 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19595
Data do documento: 5-Dez-2016
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