REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/1984
Tipo: Dissertação
Título: Festa de preto na São Paulo antiga: um exemplo de resistência na Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (1887-1907)
Autor(es): Santos, Maria da Conceição dos
Primeiro Orientador: Soares, Afonso Maria Ligório
Resumo: Esta dissertação é um estudo da presença da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, fundada em 1711, cuja igreja, que congregava negros e negras escravos e forras e que existia no atual centro velho de São Paulo, naquele momento, considerado, o campo da cidade. A pesquisa mostra a luta dos Irmãos em preservar sua igreja, símbolo de sua religiosidade e identidade, através da qual eles se inseriam na sociedade da época. A luta dos Irmãos pela preservação de seu espaço sagrado, dá-se principalmente no final do século XIX quando a cidade, em função do advento do café, prospera e ao mesmo tempo recebe um grande contingente de imigrantes europeus, sobretudo italianos. Este fato provocará grandes transformações no espaço urbano e vai atingir diretamente os Irmãos, que primeiro verão sua tradicional festa a Nossa Senhora do Rosário proibida momento em que saíam às ruas fazendo memória das tradições africanas , depois terão a igreja demolida. Ao fato de terem conseguido, apesar da desigualdade sócio-econômica entre eles e a sociedade dominante, construir uma nova igreja e voltar a realizar a festa da Santa, inclusive, saindo em procissão pelas ruas do centro da cidade, qualifico-os como resilientes, ou seja, a capacidade que alguns grupos ou pessoas têm de recuperar-se depois de um intenso momento de pressão ou tensão
Palavras-chave: Irmandade do Rosário
Resiliência
Evangelização negra
Catolicismo popular
Irmandade Nossa Senhora do Rosario dos Homes Pretos (Sao Paulo)
Resiliencia (Traco da personalidade)
Rosario, Nossa Senhora do, Festa
Negros -- Brasil -- Usos e costumes
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religião
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação: Santos, Maria da Conceição dos. Festa de preto na São Paulo antiga: um exemplo de resistência na Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (1887-1907). 2006. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1984
Data do documento: 13-Jun-2006
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaDaConceicaoDosSantos.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.