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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20279
Tipo do documento: Dissertação
Título: O impacto das prescrições governamentais: representações de professoras sobre o artigo 6º da Resolução CNE/CP 01/2002
Autor: Grubert, Roseli Peixoto 
Primeiro orientador: Liberali, Fernanda Coelho
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar as representações de cinco professoras de um curso de Letras a respeito da Resolução CNE/CP 01/2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, e que, nesta pesquisa, é entendida como um trabalho prescrito. Os dados foram coletados através de uma entrevista etnográfica semiestruturada, no período de setembro a novembro de 2003. Esta é uma pesquisa interpretativista de cunho crítico. O quadro teórico do trabalho está centrado no conceito de representação (Freire e Lessa, 2003; Celani e Magalhães 2002); na formação de professores reflexivos (Perrenoud 1993; Zeichner 1992; Liston & Zeichner, 1987; Schön, 1983, entre outros), no papel da universidade (Masetto, 2003; Batista e Batista, 2002; Lucarelli, 2002; Pimenta, Anastasiou e Cavallet, 2002 e Libâneo e Pimenta, 1999); na concepção de linguagem fundamentada em Bakhtin (1929/2002) e no conceito de trabalho prescrito (Souza-e-Silva 1998; Daniellou, Laville & Teiger, 1989). Os resultados revelam a necessidade de uma formação para os professores universitários que permita orientá-los para compreender não apenas essa nova proposta de reformulação do MEC, como também as medidas que vem de cima para baixo de uma maneira geral
Abstract: The aim of this research is to investigate the representation of five teachers from a Languages and Literature undergraduate program about the federal order CNE/CP 01/2002 which discusses the process of teacher development here understood as prescribed work. Data was collected through an ethnographic semi-structured interview, between the period of September and November 2003. Though an interpretative piece of research, it followed a critical line of inquiry. This theoretical framework is centred on the concept of representation (Freire e Lessa, 2003; Celani e Magalhães 2002); reflexive teacher development (Perrenoud 1993; Zeichner 1992; Liston & Zeichner, 1987; Schön, 1983; among others); the role of the university (Masetto, 2003; Batista e Batista, 2002; Lucarelli, 2002; Pimenta, Anastasiou e Cavallet, 2002 e Libâneo e Pimenta, 1999); on the Bakhtinian conception of language (Bakhtin, 1929/2002) and the construct of prescribed work (Daniellou, Laville & Teiger, 1989; Souza-e-Silva 1998). Results have shown the need for the education of university teachers so as to allow them to deal not only with the reformulation intent proposed by the federal order analyzed, but also with the top-down view of law reinforcement in general
Palavras-chave: Reformulação curricular
Trabalho prescrito
Professores universitários - Formação profissional
Representação social
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Grubert, Roseli Peixoto. O impacto das prescrições governamentais: representações de professoras sobre o artigo 6º da Resolução CNE/CP 01/2002. 2004. 139 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20279
Data de defesa: 18-Aug-2004
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