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Tipo do documento: Tese
Título: Reflexões sobre gamificação do consumo no Brasil: jogos como processo de criação de ações midiáticas e mercadológicas
Título(s) alternativo(s): Reflections about gamification on consumption in Brazil: games as a creation process of media and marketing actions
Autor: Schmidt, Roberto Lasalvia 
Primeiro orientador: Salles, Cecilia Almeida
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a possibilidade de aproximação entre os universos dos games, do marketing, da publicidade, do consumo e do estudo dos processos de criação, a partir de uma perspectiva de transversalidade e de interconexões. As pessoas têm se envolvido cada vez mais com jogos, seja como entretenimento, seja em ações publicitárias ou mercadológicas. No entanto, do ponto de vista do desenvolvedor, acreditamos não existir a reflexão sobre a complexidade dos processos que fazem parte da elaboração dos games e das ações gamificadas. Sempre sobre a ótica da crítica de processo, realizamos entrevistas com profissionais que atuam na produção e desenvolvimento de games e de ações gamificadas. Alicerçamos nosso olhar com evidências documentais e fenomenológicas a partir de material publicitário e de outras formas de comunicação nas quais os jogos e a gamificação estejam presentes, envolvendo mídia e consumo. A partir análise, aprofundamos a discussão sobre o processo de criação e os games publicitários como projetos coletivos, sinalizando o momento ideal no qual o game deveria entrar no planejamento das ações de comunicação das marcas. Fizemos a conexão entre o post mortem elaborado pelos desenvolvedores de games e propusemos um olhar expandido para sua aplicação em outros processos de criação, sugerindo o mapeamento das etapas individuais e coletivas, na forma de um algoritmo
Abstract: This work aims to reflect on the possibility of approaching the universe of games, marketing, advertising, consumption and the study of creation processes, from a perspective of transversality and interconnections. People have become increasingly involved with games, whether as entertainment, advertising or marketing. However, from the developer's point of view, we believe there is no reflection on the complexity of the processes that are part of the elaboration of the games and the gamified actions. Always from the point of view of process criticism, we conducted interviews with professionals who work in the production and development of games and gamified actions. Our observation hinges on physical and phenomenological evidence grounded in publicity material and other forms of communication in which games and gamification are present, involving media and consumption. In consonance with this analysis, we deepened the discussion about the creation process and the advertising games as collective projects, signaling the ideal moment in which the game should enter into the planning of communication actions of the brands. We made the connection between the post mortem elaborated by game developers and proposed an extended look for its application in other creation processes, suggesting the mapping of the individual and collective steps, in the form of an algorithm
Palavras-chave: Gamificação
Publicidade
Processo de criação
Gamification
Advertising
Creation process
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Schmidt, Roberto Lasalvia. Reflexões sobre gamificação do consumo no Brasil: jogos como processo de criação de ações midiáticas e mercadológicas. 2017. 223 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20336
Data de defesa: 24-Aug-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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