???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20338
Tipo do documento: Dissertação
Título: Algumas relações possíveis entre o discurso da sala e sobre a sala de aula e o processo ensino-aprendizagem de Ciências
Autor: Cardoso, Fernanda Moreno
Primeiro orientador: Magalhães, Maria Cecilia Camargo
Resumo: De uma perspectiva sócio-histórica, esta investigação busca compreender o discurso de sala de aula de ciências de dois professores com formação acadêmica muito semelhante, mas que construíram ao longo de sua vida profissional representações distintas em relação ao processo ensino-aprendizagem. Fundamentado em construtos teóricos desenvolvidos por Vygotsky e Bakhtin sobre aprendizagem e linguagem, este trabalho discute as relações que se mostraram possíveis entre o contexto sócio-subjetivo construído na interação da sala de aula e o discurso aí produzido, com foco na fala do professor. As perguntas que orientam esta pesquisa são: 1) Qual a relação entre o contexto de produção construído na situação de sala de aula e os textos orais efetivamente construídos por professor e alunos?; e 2) Como se articulam as concepções de ensino­ aprendizagem de Ciências, com a concepção de mediação semiótica? Os dados pesquisados provêm de aulas de Ciências para 5as séries, ministradas por dois professores diferentes em uma mesma escola da rede municipal da cidade de São Paulo, situada na periferia da zona Sul e foram colhidos através de gravação em vídeo e/ou em áudio. A metodologia de pesquisa é de cunho interpretativista e a análise dos dados coletados parte do conceito de representação tal como tratado por Magalhães (2000), utiliza categorias propostas por Bronckart (1997/1999) e por Fairclough (1989) para observar as marcas lingüísticas e estabelece relações entre o processo de mediação semiótica desenvolvido por Vygotsky e as realizações discursivo-enunciativas reconhecidas por Bakhtin. Os resultados obtidos indicam que é possível estabelecer relações entre diferentes visões do mesmo objeto de pesquisa. Foram reconhecidos dois padrões interacionais distintos, que refletem representações diferentes e que se confirmam em análises com categorias diversas
Abstract: The dissertation has no abstract
Palavras-chave: Aprendizagem
Professores - Formação profissional
Sala de aula
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Cardoso, Fernanda Moreno. Algumas relações possíveis entre o discurso da sala e sobre a sala de aula e o processo ensino-aprendizagem de Ciências. 2000. 183 f. Dissertação ( Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20338
Data de defesa: 25-May-2000
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Moreno Cardoso.pdf13,21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.