???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20353
Tipo do documento: Dissertação
Título: A distância entre o trabalho prescrito e o realizado: um estudo de adequações
Autor: Bezerra, Ivonne Araujo Guimarães 
Primeiro orientador: Liberali, Fernanda Coelho
Resumo: Esta pesquisa procura mostrar como se caracteriza a adequação de uma unidade didática (trabalho prescrito) ao contexto em que ela foi realizada (trabalho realizado). Para tanto investigamos: como se caracterizam os trabalhos prescrito e realizado, quais capacidades de linguagem foram privilegiadas nestes contextos e finalmente quais as relações entre essas capacidades de linguagem e 0 dia-a-dia do aluno. O presente estudo insere-se assim, dentro da linha de pesquisa "ensino­aprendizagem", porém possui fortes características de pesquisa sobre "linguagem e trabalho", já que procura considerar o trabalho do professor como fazendo parte do trabalho em geral e visa compreender as relações entre a linguagem e o trabalho educacional. Fundamentam teoricamente este estudo, num primeiro momento, questões que relacionam linguagem e trabalho, apoiadas em teóricos franceses como Faïta, Schwartz e outros; e também em lingüistas brasileiros como Souza-e-Silva e Machado. Num segundo momento baseamo-nos no lnteracionismo Sócio-Discursivo de Bronckart (1997/1999), focando a visão vygostskiana de ensino-aprendizagem e linguagem como prática social. Neste segundo momento da fundamentação teórica também discutimos o conceito de Simetria lnvertida (Mello, 2001), já que os professores da rede pública vivenciaram o papel de aprendizes durante a aula realizada. Esta pesquisa se insere num quadro de base interpretativista, uma vez que busca entender o processo pelo qual o material didático foi elaborado, bem como sua aplicação numa sala de aula de língua inglesa. Os resultados da análise revelaram a importância da adequação do material didático num contexto diferente do que foi idealizado, bem como apontou quais capacidades de linguagem foram desenvolvidas no trabalho prescrito e no trabalho realizado, relacionando-as aos conhecimentos de mundo, textual e sistêmico
Abstract: This research aims to show the adaptation of a didactic unit (prescribed work) into the context in which it was accomplished (accomplished work), and the existent gaps between the prescription of that didactic unit and its accomplishment in the classroom. So a focus on the language capacities was privileged as well as the relationships between those capacities and students' realities. The theoretical basis for this study was the language-work relationship, as discussed by authors such as Faïta, Schwartz, and others; and also by Brazilian linguists like Souza-and-Silva and Machado. Apart from that, this research is also founded on a discursive socio­ interactionist perspective as per Bronckart (1997/1999), whose discussion includes a focus on the vygotskian teaching-learning approach and on language as social practice. This second aspect of the theoretical base also allowed for the discussion of the concept of Inverted Symmetry (Mello, 2001), since teachers of the public school were the learners in this research and during the phase which is hereinafter called 'accomplished work': the actual class which is analysed. The methodology used to analyse and understand data collected followed an interpretive perspective, since it aimed to comprehend the process by which the didactic material was designed, as well as its application in a classroom of English language. The results of the analysis showed the importance of adapting the didactic material for a different context from the one to which it was thought. They also show how language capacities were considered in the prescribed work and in the accomplished work, relating them to students' knowledge
Palavras-chave: Aprendizagem
APesquisa
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Bezerra, Ivonne Araujo Guimarães. A distância entre o trabalho prescrito e o realizado: um estudo de adequações. 2003. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20353
Data de defesa: 1-Jul-2003
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ivonne Araujo Guimaraes Bezerra.pdf5,49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.