REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20533
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Eulalia Arias-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8215186J1por
dc.contributor.advisor1Silva, Maria da Graça Moreira da-
dc.date.accessioned2017-10-23T12:21:37Z-
dc.date.issued2017-09-11-
dc.identifier.citationSantos, Eulalia Arias. Currículo e tecnologia: estudo de caso sobre a Plataforma Foco Aprendizagem como apoio no planejamento escolar. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/20533-
dc.description.resumoEsta pesquisa se insere na Linha de Pesquisa Novas Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo. Versa sobre o planejamento escolar buscando descrever sua construção coletiva na escola. Para tanto, analisa a trajetória realizada por um grupo de educadores, em uma escola pública do município de São Paulo, sustentado pela proposta instituída pela SEE SP com o apoio da ferramenta tecnológica, Plataforma Foco Aprendizagem, em desenvolvimento, nas escolas estaduais paulistas. A presente pesquisa busca promover reflexões voltadas ao fazer pedagógico, assim o planejamento e os instrumentos facilitadores que potencializam o cumprimento do Currículo, se tornam uma iniciativa relevante, para que o educador se coloque como sujeito da ação. A reflexão que se faz, é que planejar exige compromisso reflexão, desse modo, nesta pesquisa será contemplada, particularmente, a reflexão sobre o planejamento escolar apoiada na Plataforma Foco Aprendizagem, visando a ressignificação da prática educativa que tem o seu desdobramento na aprendizagem significativa do aluno. Conclui-se que a escola está traçando sua trajetória na direção de uma nova construção do planejar-avaliar-replanejar da prática pedagógicapor
dc.description.abstractThis research is carried out for the interest of analyzing the school planning to describe its collective construction in the school. To do so, it analyzes the trajectory carried out by a group of educators, in a public school in the city of São Paulo, supported by the proposal instituted by SEE SP with the support of the technological tool, Platform Foco Aprendizagem, in development, in the state schools of São Paulo. In this sense, the present research seeks to promote reflections aimed at pedagogical making, so the planning and the facilitating instruments that enhance the fulfillment of the Curriculum, become a relevant initiative, so that the educator becomes a subject of action. The reflection that is made, is that planning requires a reflection commitment, in this way, in this research will be contemplated, particularly, reflection on school planning supported in the Learning Focus Platform, aiming at the re-signification of the educational practice that has its development in the significant learning of the studenteng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/43722/Eulalia%20Arias%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículo - Planejamentopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectPlanejamento educacionalpor
dc.subjectCurriculum planningeng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectEducational planningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleCurrículo e tecnologia: estudo de caso sobre a Plataforma Foco Aprendizagem como apoio no planejamento escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eulalia Arias Santos.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.