REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20628
Tipo: Dissertação
Título: Estudo de função: uma proposta de reconstrução de atividades do Imagiciel mediadas pelo GeoGebra
Autor(es): Silva, Hércules Nascimento
Primeiro Orientador: Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Resumo: A investigação relatada neste documento teve como objetivo verificar em que medida construções dinâmicas no GeoGebra e aplicadas em uma sequência de atividades possibilitam facilitar a aprendizagem de função, em especial, a função real definida por sentenças. Algumas construções referentes ao ensino e aprendizagem do conceito de função, presentes no Imagiciel, um ambiente computacional e cinco cadernos com atividades desenvolvidas por pesquisadores franceses entre o final da década de 1980 e início da década de 1990, que não rodam mais nos computadores atuais, foram reconstruídas no GeoGebra. Com tais reconstruções elaboradas nesse software livre com mais recursos e acessibilidade, algumas propostas presentes em um caderno do Imagiciel foram organizadas em uma sequência de atividades inspiradas na dialética ferramenta-objeto e aplicadas a um grupo de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Como metodologia de pesquisa foram utilizados elementos da Engenharia Didática que contou com análise a priori e a posteriori. Com a análise a posteriori das respostas dadas pelos sujeitos da pesquisa, pela interação entre os alunos e com as construções elaboradas pelo GeoGebra, em forma de applet’s, verificou-se que as atividades permitiram que os alunos construíssem o conceito de função, em especial, o de função definida por sentenças em intervalos reais e assim responder a questão dessa pesquisa
Abstract: The research aimed to verify to what extent dynamic constructions in GeoGebra and applied in a sequence of activities make it possible to facilitate learning of function or the real function defined by sentences. Some constructs for the teaching and learning of function concept, present in the Imagiciel, a computational environment and five notebooks with activities developed by French researchers between the late 1980s and early 1990s, which don't run more in current computers, were rebuilt in GeoGebra. With such elaborate reconstructions in this free software with more features and accessibility, some proposals present in a notebook of the Imagiciel were organized in a sequence of activities inspired by the Dialectic Object-Tool and applied to a group of students in the first year of high school. As research methodology Didactic Engineering elements were used with a priori and a posteriori analysis. With the posteriori analysis of replies given by the students of the survey, by the interaction between them and with the buildings established by the GeoGebra applet shape’s, it was found that the activities allowed students to build the concept of function, in particular, the function defined by sentences in real intervals and so answer the question this research
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
GeoGebra (Software)
Funções (Matemática) - Estudo e ensino
Mathematics - Study and teaching
Functions - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Silva, Hércules Nascimento. Estudo de função: uma proposta de reconstrução de atividades do Imagiciel mediadas pelo GeoGebra. 2017. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20628
Data do documento: 2-Out-2017
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hércules Nascimento Silva.pdf5,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.