REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
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dc.creatorAlmeida, Lenita Ponce Mendes de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8903847D9por
dc.contributor.advisor1Silva, Maria da Graça Moreira da-
dc.date.accessioned2018-04-24T12:28:01Z-
dc.date.issued2018-03-20-
dc.identifier.citationAlmeida, Lenita Ponce Mendes de. Educação na cultura digital, um desafio corporal. 2018. 92 f . Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/21047-
dc.description.resumoEsta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação: currículo da Pontifícia Universidade de São Paulo. Ela tem por objetivo refletir sobre a criação de novos caminhos na escola para a integração do corpo ao currículo escolar na cultura digital. Este trabalho foca o desenvolvimento e a apropriação do corpo como um importante componente da formação do indivíduo na contemporaneidade. Partindo da teoria dos corpos dóceis de Michel Foucault e da teoria corpomídia de Christine Greiner e Helena Katz, esta dissertação registra e narra a busca por uma integração do corpo com o conhecimento em aulas de Artes Circenses de uma escola particular da cidade de São Paulo. A pesquisa transita e fundamenta-se na cultura digital como contexto, assim como articula o uso das tecnologias como característica cultural do aluno. Registra-se o impacto das descobertas corporais na construção de noções sociais como responsabilidade, autonomia, limites individuais e coletivos. Soluções corporais simples e muito utilizadas no ensino das artes da cena, como virar de ponta cabeça ou perceber o centro de equilíbrio, a observação das próprias possibilidades corporais e a dos colegas, atuam como facilitadores para trabalhar com temas como violências, gênero, consciência sociocultural e criatividade. Os principais resultados da pesquisa foram a descoberta de possíveis veios para a construção de caminhos para a integração do corpo com o currículo escolar encontrados durante a observação das aulas de Artes Circenses, a identificação de um olhar fragmentado do corpo nos documentos nacionais e, ainda, a não conscientização da potência que tal integração pode ter para a educação crítica de qualidadepor
dc.description.abstractThis research is part of the line of research New Technologies in Education of the Graduate Program in Education: Curriculum of the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. It aims to reflect on the creation of new ways in school for the integration of the body to the school curriculum in digital culture. This work focuses on the development and appropriation of the body as an important component of the education of the individual in the contemporaneity. Starting from Michel Foucault’s theory of the docile bodies and the bodymedia theory of Christine Greiner and Helena Katz, this thesis registers and narrates the search for an integration of the body with knowledge in Circus Arts classes at a private school in the city of São Paulo. The research transits and is based on the digital culture as context, as well as it articulates the use of technologies as a cultural characteristic of the student. The impact of body discoveries is recorded in the construction of social notions such as responsibility, autonomy, individual and collective limits. Simple and widely used body solutions in teaching the arts of the scene, such as turning upside down or perceiving the center of balance, the observation of one’s own corporal possibilities and the ones of the colleagues act as facilitators to work with themes such as violence, gender, socio-cultural awareness and creativity. The main results of the research were the discovery of possible ways to construct forms for the integration of the body with the school curriculum found during the observation of the Circus Arts classes, the identification of a fragmented look at the body in the national documents and the lack of awareness of the potency that such integration can have for a quality critical educationeng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.description.sponsorshipFundação São Paulo - FUNDASPpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/45411/Lenita%20Ponce%20Mendes%20de%20Almeida.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagem corporal na artepor
dc.subjectArtes do corpopor
dc.subjectArte na educaçãopor
dc.subjectEducação pelo movimentopor
dc.subjectComunicações digitaispor
dc.subjectBody language in arteng
dc.subjectArts of the bodyeng
dc.subjectArt in educationeng
dc.subjectMovement educationeng
dc.subjectDigital communicationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleEducação na cultura digital, um desafio corporalpor
dc.title.alternativeEducation in digital culture, a corporal challengeeng
dc.typeDissertaçãopor
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