Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21985
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Ivelaine de Jesus | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4279709Z1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Fávero, Leonor Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-15T12:26:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-19 | - |
dc.identifier.citation | Rodrigues, Ivelaine de Jesus. O ensino de Língua Portuguesa nas apostilas didáticas do Ensino Médio. 2019. 186 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21985 | - |
dc.description.resumo | A partir do pressuposto de que há uma adesão crescente por parte das escolas particulares em adotar, como material didático, apostilas de ensino, as grandes editoras têm investido cada vez mais na comercialização desse tipo de material, considerado, por elas, inovador. Embasado nos fundamentos teórico-metodológicos da História das Ideias linguísticas (AUROUX, [1992] 2009; FÁVERO e MOLINA, 2006; COLOMBAT, FOURNIER e PUECH, 2017), este trabalho tem como objetivo descrever e analisar como são estruturados os conteúdos gramaticais nas apostilas didáticas do sistema de ensino Anglo e quais são as ideias linguísticas que os fundamentam, com a finalidade de identificar quais são as práticas adotadas por esses sistemas que legitimam a ideia de que são materiais ligados aos critérios de ensino de Língua Portuguesa propostos pelo Ministério da Educação e de investigar qual é a função das apostilas didáticas de ensino. Com essa análise, pretendemos afirmar que, apesar da preocupação em abordar os diversos estudos linguísticos que efervesciam em cada período analisado, as ideias, efetivamente, não apresentam um elo com os conteúdos gramaticais, que seguem, majoritariamente, o modelo da gramática normativa tradicional e têm, como objetivo, a aprovação nos exames para o ingresso no ensino superior | por |
dc.description.abstract | Based on the assumption that there is a growth in adhesion on the part of private schools to adopt, as didactic material, teaching handbooks, the major publishers have invested more and more in the commercialization of this type of material, considered by them, innovative. Based on the theoretical-methodological foundations of the History of Language Ideas (AUROUX, [1992] 2009; FÁVERO & MOLINA, 2006; COLOMBAT, FOURNIER E PUECH, 2017), the aim of this work to describe and analyze how the grammatical contents are structured in Anglo teaching system didactic workbooks and which are the linguistic ideas that support them, in order to identify the practices adopted by these systems that legitimize the idea that they are materials linked to the criteria of Portuguese Language teaching proposed by the Ministry of Education and to investigate the function of the teaching handbooks. With this analysis, we intend to affirm that, in spite of the concern to approach the different linguistic studies that raised in each analyzed period, the ideas do not, in fact, present a link with the grammatical contents, that follow, mainly, the model of the traditional normative grammar and have, as objective, the approval for the examinations for the entrance in the higher education | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/48419/Ivelaine%20de%20Jesus%20Rodrigues.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Linguística histórica | por |
dc.subject | Sistemas apostilados de ensino | por |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Língua portuguesa - Gramática | por |
dc.subject | Sistema Anglo | por |
dc.subject | Historical linguistics | eng |
dc.subject | Handbook teaching systems | eng |
dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | eng |
dc.subject | Portuguese language - Grammar | eng |
dc.subject | Anglo System | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
dc.title | O ensino de Língua Portuguesa nas apostilas didáticas do Ensino Médio | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ivelaine de Jesus Rodrigues.pdf | 4,68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.