REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22027
Tipo: Tese
Título: Espaço e tempo integral na escola: os impasses da formação na sociedade moderna
Autor(es): Lacerda, Lilian dos Santos
Primeiro Orientador: Giovinazzo Junior, Carlos Antonio
Resumo: Neste estudo investigou-se como estão organizados o tempo e o espaço escolar destinados às aulas da parte diversificada do currículo em escolas de tempo integral (ETI) a fim de verificar a existência de possibilidades de experiências formativas aos alunos. Os procedimentos adotados para a coleta de dados foram a observação, por meio de registro escrito e com roteiro elaborado para este fim, o uso de questionário com os envolvidos no processo educativo (alunos e educadores) e a análise de documentos e da legislação que norteiam o Projeto ETI. A amostra deste estudo foi constituída por duas escolas estaduais localizadas no município de Piracicaba (SP). O referencial teórico adotado para a análise dos dados foi a Teoria Crítica da Sociedade, especialmente as contribuições de Adorno (1966, 1995) e Benjamin (1985, 1985a), com o conceito de experiência, e de Marcuse (1973), com os conceitos de racionalidade tecnológica e fechamento do universo da locução. O objetivo estabelecido foi analisar como as aulas dos componentes curriculares da parte diversificada se configuram na escola, a fim de compreender se o modo pelo qual os alunos se apropriam desses espaços e tempos possibilitam experiências formativas. A principal hipótese elaborada foi a de que a proposta de ensino de tempo integral parece ser mais uma tendência política que decorre do fechamento do universo político promovido pelos elaboradores das políticas educacionais. Essa situação indica que as prescrições oficiais podem intervir no pensamento dos indivíduos por conta do uso ideológico que se faz do discurso e do potencial da palavra, com desdobramentos no desenvolvimento do pensamento crítico. A relacionar os objetivos específicos com as hipóteses formuladas é possível afirmar que o processo educativo e a formação nas escolas investigadas ocorrem de modo distinto da proposta do Projeto ETI (mesmo com seu caráter ideológico), não sendo possível perceber elementos que apontassem para um ensino preocupado com a formação cultural dos alunos e para nada além da ampliação da jornada escolar e do atendimento regular aos alunos. Isso porque a educação está incluída na lógica do capitalismo avançado e, assim, volta-se à confirmação da ordem social estabelecida, cumprindo a exigência de adaptação dos indivíduos, limitando as possibilidades de autonomia, de reflexão e de crítica da realidade
Abstract: In this study it was investgated how organized school time and space destined to classes of the diversified part of the full-time schools (ETI) curriculum are, in order to verify the existence of possibilities of formative experiences to the students. The adopted procedures for data collection were the observation, through written register and an elaborated script to this means, the use of a questionaire to the ones involved in the educative process (students and teachers) and the analisis of documents and the legislation which guide the ETI Project. The sample of this study was constituted by two state schools located in the municipality of Piracicaba (SP). The theoretical reference adopted to the data analisis was the Critical Theory of Society, specially the contribuitions of Adorno (1966, 1995) and Benjamin (1985, 1985a), with the concept of experience, and of Marcuse (1973) with concepts of technological rationality and the closure of the locution universe. The stablished objective was to analise how the curriculum components of the diversified part classes configurate at the school, in order to understand wether the way how students make use of these spaces and time make formative experiences possible. The main elaborated hypothesis was the one of which the proposal of a full-time school seems to be more of a political tendency that comes from the closure of the political universe promoted by the makers of the educational politics. This situation indicates that the oficial prescriptions may intervene in the thoughts of individuals through means of the ideological use that are made of the discourse and the potentiality of the word, with unfoldings in the development of the critical thinking. When relating the specific objectives with the formulated hypothesis it is possible to assure that the educative process and the formation at the investigated schools occur in a distint way from the proposal of the ETI Project (even with its ideological character), not being possible to perceive elements that point to a teaching concerned with the cultural formation of the students and nothing else beyond the ampliations of the school journey and the ordinary assistance to the students. This is because the education is included at the logical of the advanced capitalism and, this way, it returns the confirmation of the stablished social order, fullfilling the demand of adaptation of the individuals, limiting the possibilities of autonomy, of reflection and criticism of reality
Palavras-chave: Ensino em tempo integral
Educação integral
Fechamento do universo da locução e político
Tempo e espaço escolar
Full time teaching
Integral education
Closure of the locution and political universes
School time and space
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Lacerda, Lilian dos Santos. Espaço e tempo integral na escola: os impasses da formação na sociedade moderna. 2019. 187 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22027
Data do documento: 11-Fev-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lilian dos Santos Lacerda.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.