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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22164
Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação tecnológica do professor de Inglês e o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação
Título(s) alternativo(s): The teacher of English technological education and the use of the information and communication digital tools (ICDT)
Autor: Luz, Carla Cíntia 
Primeiro orientador: Freire, Maximina Maria
Resumo: O objetivo desta pesquisa é descrever e interpretar o fenômeno vivência de professores de língua inglesa que utilizam recursos tecnológicos nas aulas que lecionam em escolas de ensino regular (públicas e privadas) e institutos de idiomas na cidade de São Paulo. Teoricamente, esta pesquisa se embasa na Epistemologia da Complexidade (MORIN, 2000, 2003, 2005, 2006, 2012, 2015a, 2015b), no conceito de auto-heteroecoformação tecnológica de professores (FREIRE, 2009; FREIRE; LEFFA, 2013), e em aspectos referentes às tecnologias digitais de informação e comunicação (ALMEIDA; VALENTE, 2011; KENSKI, 2003; 2012; LEFFA; ARAÚJO, 2016). Metodologicamente, este estudo se fundamenta na abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (FREIRE, 2010, 2012, 2017) e visa responder a seguinte pergunta de pesquisa: Qual a natureza da vivência de professores de inglês (de escolas públicas, privadas e cursos de idiomas) que se utilizam de TDIC em suas aulas? Esta investigação conta com a participação de cinco professores de língua inglesa: um professor que atua em institutos de idiomas, uma professora que leciona em uma escola privada e dois professores que lecionam em escolas da rede pública municipal, e uma professora da rede de ensino do estado de São Paulo. A pesquisa teve início por meio da escrita de uma narrativa profissional que visou obter detalhamento dos percursos da formação dos professores sob suas próprias lentes. O segundo instrumento de pesquisa foi a escrita de uma narrativa sobre a formação tecnológica desses professores, e o terceiro e último instrumento, foi a resposta a uma questão que focalizava a opinião do participante sobre sua própria vivência como professor que usa recursos tecnológicos em suas aulas. As narrativas e eventuais esclarecimentos sobre elas foram obtidos por meio eletrônico (e-mail e Whatsapp). A interpretação dos registros textuais produzidos revela que vantagem, necessidade e problema são construtos que constituem o fenômeno em foco nesta pesquisa. As descobertas desta pesquisa fornecem subsídios para o planejamento e desenho de cursos de formação tecnológica para professores de inglês em nível de licenciatura, pós-graduação e extensão que venham a responder a necessidades e expectativas docentes
Abstract: This research aims at describing and interpreting the experience lived by teachers of English who in the city of São Paulo use technological resources in their classes, understood as a phenomenon of lived experience. Theoretically this research is grounded on the Complexity Epistemology (MORIN, 2000, 2003, 2005, 2006, 2012, 2015a, 2015b), on the teachers technological self-heteroecoformation (FREIRE, 2009; FREIRE; LEFFA, 2013), and on aspects that refer to the information and communication digital tools (ALMEIDA; VALENTE, 2011; KENSKI, 2003; 2012; LEFFA; ARAÚJO, 2016). Methodologically this research is based on the complex hermeneutic-phenomenological approach (FREIRE, 2010, 2012, 2017), and is focused on the following research question: What’s the nature of the experience lived by teachers of English who use technological resourses in their classes? Five teachers participate in this reseach: one who works in a language institute, one who teaches in a private school, and three who work in public schools. The research began with the production of a professional narrative that provided details about the participants’ professional life, according to their own view. The second instrument used was a narrative of the participants’ technological education. The third instrument was the answer to a question that was focused on the participants’ opinion about their own experience in using technological resources in their classes. All the instruments and eventual clarification on them were conveyed through the electronic medium (e-mail and Whatsapp). The interpretation of the texts produced by the participants reveals that advantage, necessity and problem are the constructs that constitute the essence of the phenomenon on focus. The research outcomes also provide subsidies to plan and design teacher education courses at undergraduate, graduate, and extension levels - courses that may reach the needs and expectations of teachers as a whole
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Professores de inglês - Formação profissional
Professores - Efeito das inovações tecnológicas
Inovações educacionais
Educational technology
English teachers - Occupational training
Teachers - Effect of technological innovations on
Educational innovations
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Luz, Carla Cíntia. A formação tecnológica do professor de Inglês e o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22164
Data de defesa: 29-Mar-2019
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