REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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Tipo: Dissertação
Título: O segundo grau profissionalizante na grande São Paulo de acordo com a lei 5692/71 (1972-1982)
Título(s) alternativo(s): Secondary Vocational Schools in Greater São Paulo in Accordance to Law 5692/71 (1972-1982)
Autor(es): Turoni, Ravy de San Juan Abreu
Primeiro Orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a implantação e disseminação do 2º grau profissionalizante no Estado de São Paulo, de acordo com a lei 5692/71, de 1972 a 1982, período de vigência da obrigatoriedade do ensino profissionalizante no 2º grau. Para tal, foram analisados documentos oficiais como a própria lei 5692/71, Pareceres, Indicações, Deliberações e Resoluções do Conselho Federal e do Conselhos Estadual de Educação, contribuindo para o conhecimento em relação a idealização e normatização da reforma do 2º grau, como também para o entendimento de o que autoridades que idealizaram e criaram diretrizes para a implantação da reforma entendiam por “ensino profissionalizante” para esse nível de ensino. Para análise da disseminação da reforma pelo Estado de São Paulo foi analisado uma relação das habilitações profissionais oferecidas pelas escolas públicas e privadas, material editado em 1981 pelo Centro de Informações Educacionais, ligado à Secretaria da Educação. Esse documento foi coletado no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Tem-se a hipótese, de que as instituições de ensino que não eram escolas profissionais antes da lei 5692/71 tiveram de adaptar a organização escolar para o oferecimentos desses cursos. Para averiguar como ocorreu esse processo foi analisado o Plano Escolar de 1978 da E.E. Dr. Carlos Augusto Villalva Jr., localizada na cidade de São Paulo no bairro de Jabaquara. Através dessa documentação foi possível analisar a Parte Especial do currículo, quais cursos profissionalizantes eram oferecidos, quais as disciplinas eram ministradas e como foi organizado esses cursos naquela instituição de ensino
Abstract: The purpose of this research is to analyze the implementation and dissemination of secondary vocational schools in the State of São Paulo, in accordance to law 5692/71, in force from 1972 to 1982, the duration of obligatory secondary vocational education. For this purpose, official documents were analyzed, such as law 5692/71, Reports, Referrals, Deliberations and Resolutions of the Federal Council and the State Board of Education, contributing to the knowledge regarding the formulation and standardization of the secondary education reform, as well as for the understanding of what the authorities that envisioned and created guidelines for the implementation of the reform understood as "vocational education" for this level of education. To analyze the dissemination of this reform throughout the State of São Paulo, a list of the professional qualifications offered by public and private schools was examined, edited in 1981 by the Education Information Center, linked to the Department of Education in Brazil. This document was obtained from the Public Archive of the State of São Paulo. It is hypothesized that educational institutions that were not vocational schools before law 5692/71 was passed, had to adapt the school organization to offer these courses. To examine how this process occurred, an analysis of the 1978 School Plan of E.E. Dr. Carlos Augusto Villalva Jr., a public school located in the city of São Paulo, in the neighborhood of Jabaquara, is carried out. Through this record, it was possible to analyze the Special Part of the curriculum, what professional courses were offered, what subjects were taught and how these courses were organized in that institution
Palavras-chave: Ensino profissional
Ensino de segundo grau - Brasil
Brasil [Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971]
Reforma do ensino - Brasil
Professional education
High school teaching - Brazil
Educational change - Brazil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Turoni, Ravy de San Juan Abreu. O segundo grau profissionalizante na grande São Paulo de acordo com a lei 5692/71 (1972-1982). 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22188
Data do documento: 20-Mar-2019
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