REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: Autoria Interdisciplinar: o reconhecimento do professor da educação básica como intelectual do ensino e a emancipação dos alunos
Autor(es): Dias, Dorotéa Bittencourt
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: Este estudo busca analisar o papel do pesquisador na profissão de professor, na cidade de São Paulo, considerando as necessidades do Ciclo Interdisciplinar (4º, 5º e 6º Ano) do Ensino Fundamental da Educação Básica do Município de São Paulo, que pressupõem a Interdisciplinaridade como um caminho para a Autoria e o Protagonismo. Segundo o Programa Mais Educação São Paulo, esses Ciclos de Aprendizagem trabalham de modo prioritário, mas não exclusivo, a questão da autoria por meio da aprendizagem por projetos curriculares comprometidos com a intervenção social. Considerar o processo de autoria discente tem implicações no processo de ensino-aprendizagem como um todo, exige uma competência pesquisadora docente. A formação para a pesquisa é uma habilidade que faz parte do trabalho docente, mas que muitas vezes não é considerada na Educação Básica. Orientar um trabalho de autoria exige do professor um compromisso e também formação para a pesquisa. Essa exigência, no entanto, lança um desafio, pois a formação e habilidade para a pesquisa não é considerada exigência para o exercício do magistério na Educação Básica brasileira. Esta pesquisa tem por objetivo apresentar a autoria como um recurso eficaz para que se possa alcançar igualdade de condições e permanência para todos na escola pública brasileira, assim como mostrar que o trabalho com projetos no Ciclo Interdisciplinar instrumentaliza docentes e discentes a se tornarem autores nesse processo. Nesse sentido, busca-se analisar a importância da autoria interdisciplinar do professor da Educação Básica, como instrumento de garantia do direito à aprendizagem. Considerando o ponto de vista da interdisciplinaridade escolheu-se um dos projetos desenvolvidos no Ciclo Interdisciplinar para ilustração da Autoria Interdisciplinar como um elemento fundamental para superar a dicotomia ensinopesquisa, mostrando que a pesquisa é fundamental no processo de aprendizagem
Abstract: This is a study is for analyze role of researchers teacher in the city of São Paulo, considering the interdisciplinary cycle (4,5 and 6 grade) needs in the town of São Paulo, that assumes that the interdisciplinary is the way for authorship and leadership. According to the program “Mais Educação São Paulo” this cycles of learning operates in a priority but not exclusive way, the issue of the authorship by learning from curricular projects committed with a social intervention. Consider that the authorship process have consequences in the learning process, claim for a skilled researcher teacher. We believe that the formation of a researcher is a skill that is part of our teaching work, but sometimes is not considerate in the basic education. The orientation of a authorship work requires from the teacher an engagement and also from the research formation. That requirement set a challenge, because the formulation of the research skill is not considered one requirement to the magisterium practice in the Brazilian basic education. This research goal is to present the authorship as a effective resource to reach to equality and the continuity of everyone in a Brazilian public school, also to show that the work with interdisciplinary cycles project’s help teachers and students to became writers in this process. In this way we will analyze the importance of the interdisciplinary authorship of the basic education teacher, as a instrument of the assurance of the learning right, considering the interdisciplinary point of view we choose one of the projects developed on the interdisciplinary cycle for the illustration of the interdisciplinary authorship as the key to overcome the dichotomy learn-research, show that the research is the learning process key
Palavras-chave: Professores - Participação no planejamento curricular
Educação Básica
Autoria interdisciplinar
Direito de aprendizagem
Teacher participation in curriculum planning
Basic Education
Interdisciplinary authorship
Learning rights
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Dias, Dorotéa Bittencourt. Autoria interdisciplinar: o reconhecimento do professor da educação básica como intelectual do ensino e a emancipação dos alunos. 2019. 182 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22203
Data do documento: 2-Abr-2019
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