REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22303
Tipo: Dissertação
Título: Análise comparativa das instituições privadas de ensino: estudo sobre as matrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis do Estado de São Paulo com maior aprovação no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade
Autor(es): Silva, Euclides Bezerra da
Primeiro Orientador: Santos, Fernando de Almeida
Resumo: As Entidades necessitam de Contadores qualificados para gerar informações e dar suporte aos usuários nas tomadas de decisões. Portanto, essa pesquisa teve como objetivo realizar um estudo comparativo das matrizes curriculares das 5 (cinco) Instituições de Ensino Superior privadas do estado de São Paulo que mais aprovaram no exame de suficiência no ano de 2017. Para realização foi utilizada pesquisa exploratória e qualitativa, demonstrando as suas similaridades e diferenças. Os resultados demonstraram que as IESs selecionadas, aplicam em seus conteúdos do curso de ciências contábeis, carga horária acima de 3000 horas aulas, superior a obrigatoriedade do Ministério da Educação e Cultura - MEC, com variações entre 8% e 47%. Outro resultado relevante, foi que 4 (quatro) das 5 (cinco) IESs analisadas investem entre 13% e 48% acima da matriz curricular ajustada do CFC, no grupo - conteúdo de formação básica, dando uma base sólida para a formação inicial do estudante na vida acadêmica, tendo como resultado, maior facilidade de entendimento nas demais disciplinas. Além disso, todas as IESs desse estudo investem em conteúdos diferenciais como: sociologia, psicologia entre outros. Por último, foi observado que a matriz curricular ajustada proposta pelo CFC, aprova mais de 50% (cinquenta por cento) dos candidatos que prestam o exame de suficiência. Espera-se, que esse modelo apresentado, possa tornar um benchmarking, melhorando o ensino da contabilidade em todo o país
Abstract: The Entities need Accountants qualified to generate information and to give support for users in the decisions-making. Therefore, this research aimed to conduct a comparative study of curricular matrices of the five (5) Private Higher Education Institutions of the State of São Paulo, which most approved the sufficiency exam in 2017. For the accomplishment, exploratory and qualitative research was used, demonstrating its similarities and differences. The results demonstrated that the selected HEIs apply in their contents of the course of accounting sciences, an hourly load above 3000 hours of classes, higher than the requirement of the Ministry of Education and Culture (MEC), varying between 8% and 47%. Another relevant result, it was that four (4) of five (5) HEIs analyzed investing between 13% and 48% above the curriculum matrix adjusted by CFC, in the group – basic formation content, giving a solid base for the student initial formation in the academic life, resulting in greater ease of understanding in the other disciplines. Besides that, all the HEIs of this study investing in differential contents as: sociology, psychology among others. Finally, it was observed the adjusted curriculum matrix proposed by the CFC, approve more than 50% (fifty percent) of the candidates that take the sufficiency exam. It is hoped that this model presented can become a benchmarking, improving the teaching of accounting throughout the country
Palavras-chave: Exame de suficiência
Contabilidade - Normas
Contabilidade - Estudo e ensino - Brasil
Conselho Federal de Contabilidade (Brasil)
Sufficiency exam
Accounting - Standards
Accounting - Study and teaching - Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais
Citação: Silva, Euclides Bezerra da. Análise comparativa das instituições privadas de ensino: estudo sobre as matrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis do Estado de São Paulo com maior aprovação no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22303
Data do documento: 23-Abr-2019
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