???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22346
Tipo do documento: Tese
Título: Papa Francisco: uma encíclica viva de gestos e imagens
Autor: Simon, Marcello Zanluchi Surano 
Primeiro orientador: Baitello Junior, Norval
Resumo: O presente projeto de pesquisa pretende analisar, à luz das Ciências da Comunicação, a figura do Papa Francisco e sua relação com a mídia, a imagem e o corpo, além de a midiatização digital do Vaticano, a partir da criação do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé. Pretende-se verificar a presença do Papa em seus vários sentidos e usos: ensinamento doutrinário da religião católica, esclarecimentos de temas da atualidade, segundo o olhar do catolicismo, entre outros. Pretende-se verificar como o Francisco, líder religioso do catolicismo, se apropria, sobretudo, do aparato comunicacional na busca por novas estratégias de evangelização da Igreja, a partir de seus gestos e imagens e da cotidianização de seus atos. A premissa de estudo surge porque a presença da Igreja nos meios de comunicação, enquanto campo público se insere em um cruzar de discursos outros que colaboram para a construção do “catolicismo”, ou seja, de uma imagem e representação social. Seja nas diversas esferas da rede, sobretudo nas redes sociais online, como o Twitter e Instagram, os usuários replicam sobre o “universo de ser católico”, construindo e significando, a partir do dia a dia, a doutrina e a tradição, impressas, nas mensagens disparadas pelo Papa, o que pode proporcionar à pesquisa deslocamentos e alterações interessantes, tendo a trajetória comunicacional dos sentidos, como aporte de constatação. A partir do Dicastério para a Comunicação, se pretende ver a circulação de identidades e práticas religiosas, fomentadas a partir das mensagens do Papa, e como a Santa Sé adequa (ou) seu aparato comunicacional e discursivo para ser presença, sobretudo nas redes sociais. Pretende-se verificar se nestas trocas sociais, mediadas pela tecnologia, que práticas culturais da sociedade, que também envolvem o fenômeno religioso e instituições como a Igreja Católica, convertem a Internet em local e ambiente para fomento da prática religiosa e reforço da doutrina e prática ritual. Buscar-se-á entender como se dá a apropriação das redes sociais, a convergência e a interatividade a partir do trabalho do Dicastério vaticano e como é realizada a mediação de aproximação doutrinária, tornando um novo território desbravado pela Igreja para construção do diálogo entre instituição e fiéis, abarcadas por uma mudança estratégica comunicacional. A fundamentação teórica terá seu aporte a partir dos estudos sobre Teoria da Mídia, Imagem e Cultura de Norval Baitello Jr, Harry Pross, Dietmar Kamper e Villém-Flusser. A pesquisa também se apoiará em teóricos como La Porte, Puntel, Sbardelotto, Miklos e Bornhausen, no que tange à relação entre o catolicismo e a comunicação. A metodologia científica versará sobre a pesquisa bibliográfica e a de campo, de caráter qualitativo, buscando construir uma cartografia das mensagens pontifícias pelos veículos de comunicação da Santa Sé. O ineditismo desta pesquisa está em ser a primeira a abordar, de maneira acadêmica, os gestos e imagens de Francisco que culminaram na criação do Dicastério para a Comunicação do Vaticano
Abstract: This research project intends to analyze, in the light of the Communication Sciences, the figure of Pope Francisco and his relationship with the media, the image and the body, as well as the digital mediatization of the Vatican, from the creation of the Dicastery for Communication Holy See. It is intended to verify the presence of the Pope in several senses and uses: doctrinal teaching of the Catholic religion, clarification of current issues according to the gaze of Catholicism, among others. It is intended to verify how Francisco, religious leader of Catholicism, appropriates, above all, the communication apparatus in the search for new strategies of evangelization of the Church, based on his gestures and images as well as the daily life of his acts. The premise of the study arises because of the presence of the Church in the media, as a public field, is inserted in a crossroads of discourses that collaborate for the construction of "Catholicism". That is, constructed from the image and social representation. In the several spheres of the network, especially in online social networks such as Twitter and Instagram, users replicate the "universe of being Catholic". Thus, from day to day, the doctrine and tradition printed in the Pope messages are built and signified. That can provide the research with interesting shifts and changes, in which the communicational trajectory of the senses being an evidence contribution. From the Dicastery for Communication, it is intended to view the circulation of religious identities and practices, fomented from the messages of the Pope and also how the Holy See adequates or adequated its communicational and discursive apparatus to be present, especially in social networks. It is intended to verify in these social exchanges mediated by technology, what cultural practices of society, which also involve the religious phenomenon and institutions such as the Catholic Church, convert the Internet into a place and environment to foster religious practice and also reinforce doctrine and ritual practice. It will be sought to understand how the appropriation of social networks, convergence and interactivity from the work of the Vatican Dicastery and how mediation of doctrinal approximation takes place, making a new territory cleared by the Church for the construction of dialogue between institution and faithful, encompassed by a strategic communication change. The theoretical basis will have its contribution from the studies on Media Theory, Image and Culture of Norval Baitello Jr., Harry Pross, Dietmar Kamper and Villém-Flusser. This research will also rely on theoreticians such as La Porte, Puntel, Sbardelotto, Miklos and Bornhausen, regarding the relationship between Catholicism and communication. The scientific methodology will be based on bibliographical and field research, of a qualitative nature, aiming to construct a cartography of the pontifical messages by the communication vehicles of the Holy See. The novelty of this research is to be the first to approach, in an academic way, the gestures and images of Francisco that culminated in the creation of the Dicastery for Communication of the Vatican
Palavras-chave: Imagem corporal
Francisco, Papa [1936- ]
Igreja e comunicação de massa
Body image
Francis, Pope [1936- ]
Church and mass media
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Simon, Marcello Zanluchi Surano. Papa Francisco: uma encíclica viva de gestos e imagens. 2019. 131 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22346
Data de defesa: 24-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcello Zanluchi Surano Simon.pdf4,46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.