Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22512
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino médio: a prática avaliativa integrada no processo pedagógico |
Título(s) alternativo(s): | High school: the evaluation practice integrated in the pedagogical process |
Autor(es): | Flamínio, Luiz Henrique Martins |
Primeiro Orientador: | Sanches, Emília Maria Bezerra Cipriano Castro |
Resumo: | Esta pesquisa constituiu-se em uma investigação sobre a prática avaliativa de professores do ensino médio e a integração dessa prática ao processo pedagógico, cuja pergunta central foi: Como o desenvolvimento das práticas avaliativas dos professores do ensino médio são integrantes do processo pedagógico? O objetivo geral foi investigar as práticas avaliativas de nove professores da rede de ensino estadual atuantes no ensino médio na Zona Leste de São Paulo, na busca de evidências de que a avaliação da aprendizagem está completamente imbricada ao processo pedagógico e propor ações e estratégias que possam colaborar para esse processo. A fundamentação teórica contou com o apoio de Cipriano Luckesi (2011) com “A avaliação da aprendizagem escolar” e Charles Hadji (2001) com “Avaliação desmistificada”. A metodologia da investigação é de caráter qualitativo, o instrumento de coleta foi a entrevista. Os dados das narrativas foram ponderados segundo os estudos de Marli André (1986). Os resultados mostraram que uma parte significativa dos professores pesquisados foram formados com base em instrumentos de avaliação para testar e medir. Foi observado que há um grande esforço por parte dos professores em se afastar desse modelo quantitativo de avaliação, porém, segundo nossa pesquisa, um dos aspectos que dificulta esse afastamento é que a grande maioria desses professores foi formada dentro desse modelo avaliativo. Nesta pesquisa, apresentamos uma proposta que emerge da escuta e do olhar desses profissionais sobre o processo avaliativo, que possa colaborar para o desenvolvimento de um processo no qual a avaliação esteja a serviço da aprendizagem e por consequência relacionada ao processo pedagógico |
Abstract: | This research consisted of an investigation about the evaluation practice of high school teachers and the integration of this practice into the pedagogical process, whose central question was: How are the development of the evaluative practices of high school teachers integrated into the pedagogical process? The general objective was to investigate the evaluative practices of nine teachers from the state education network working in secondary school in the East Zone of São Paulo, in the search for evidence that the evaluation of learning is completely imbricated to the pedagogical process and propose actions and strategies that can for this process. The theoretical basis was supported by Cipriano Luckesi (2011) with "The evaluation of school learning" and Charles Hadji (2001) with "Demystified evaluation". The methodology of the research is qualitative, the instrument of collection was the interview. The data of the narratives were weighted according to the studies of Marli André (1986). The results showed that a significant part of the teachers studied were formed from evaluation instruments to test and measure. It was observed that there is a great effort on the part of the teachers in moving away from this quantitative model of evaluation, but according to our research, one of the aspects that makes this distance difficult is that the great majority of these teachers was formed within this evaluative model. In this research, we present a proposal that emerges from the listening and the look of these professionals about the evaluation process, which can contribute to the development of a process in which the evaluation is at the service of learning and consequently related to the pedagogical process |
Palavras-chave: | Avaliação educacional Processo pedagógico Ensino médio - São Paulo (cidade) Education - Evaluation Pedagogical process High school - São Paulo (Brazil) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores |
Citação: | Flamínio, Luiz Henrique Martins. Ensino médio: a prática avaliativa integrada no processo pedagógico. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22512 |
Data do documento: | 12-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luiz Henrique Martins Flamínio.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.