REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
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Tipo: Dissertação
Título: As especificidades da atuação docente para e com bebês e crianças de 0 a 3 anos: uma pesquisa com professoras em um Centro de Educação Infantil de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Specificities of early education teacher practice for and with babies and toddlers (0-3-year-olds): research with Early Education Center teachers in São Paulo
Autor(es): Schmeing, Leila Bitencourt
Primeiro Orientador: Sanches, Emília Maria Bezerra Cipriano Castro
Resumo: O presente estudo teve por objetivo evidenciar as especificidades da prática docente na Educação Infantil de 0 a 3 anos. Mesmo diante do reconhecimento constitucional quanto ao direito dos bebês e crianças pequenas à Educação para seu pleno desenvolvimento, ainda se faz necessário esclarecer que o trabalho pedagógico com a faixa etária de 0 a 3 anos de idade trata-se de uma docência com especificidades próprias. Dessa forma, a problemática dessa pesquisa emerge do questionamento: como professores de Educação Infantil concebem a docência para e com bebês e crianças pequenas. Para tanto, utilizou-se referências teóricas da Educação Infantil como Barbosa (2006, 2009), Bondioli e Mantovani (1998), Becchi (2012), Horn (2017), Oliveira (2011), Sanches (2016), Souza e Mello (2018), Freitas (2018), entre outros autores e publicações, tais como os documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados questionários e grupos de discussão. Os sujeitos foram seis Professoras de Educação Infantil de um Centro de Educação Infantil (CEI) da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. O método para análise dos dados seguiu os pressupostos da Análise de Prosa (ANDRÉ, 1983). Os resultados obtidos demonstraram que, embora em sua formação inicial as especificidades da docência para e com bebês e crianças pequenas não tenham sido contempladas, as professoras apresentam concepções claras e articuladas aos conhecimentos veiculados nos documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Os depoimentos revelaram que esta é uma docência marcada por gestos e atitudes de afetividade, observação sensível e escuta ativa. Entre as especificidades evidenciadas também estão os registros de documentação pedagógica reflexivos, bem como a promoção de interações e brincadeiras, através de experiências variadas e de possibilidades para exploração de diferentes linguagens em diferentes espaços. Nesta perspectiva, a intencionalidade docente é essencial para a organização dos ambientes de forma acolhedora e desafiadora das potencialidades dos bebês e crianças pequenas. Os depoimentos das professoras revelaram desafios presentes nesta prática profissional que, além de caracterizarem especificidades da docência na Educação Infantil de 0 a 3 anos, também nos permitem identificar necessidades formativas. Dentre as necessidades identificadas, está o desenvolvimento de formas para estabelecimento de uma relação de parceria efetiva com as famílias e a superação do clima negativo por vezes identificado nas relações e cultura organizacional do CEI. Outras necessidades formativas referem-se à superação de desgastes físicos e emocionais, reflexão em torno de formas flexíveis para a organização das rotinas e tempo maior para a construção dos registros de documentação pedagógica. Aspectos relacionados à carreira, tais como melhores condições de trabalho e valorização profissional também foram evidenciados
Abstract: The present study aimed at highlighting specificities of Early Childhood (0-3-year-olds) teaching practices. Though there is Constitutional acknowledgement of babies’ and toddlers’ right to Education for their full development, it is still necessary to clarify that there are specific features to the pedagogical work with ages 0-3. Therefore, this research emerges from the central question: how do Early Childhood teachers conceive teaching for and with babies and toddlers? We have referred to Early Childhood theorists, such as Barbosa (2006, 2009), Bondioli e Mantovani (1998), Becchi (2012), Horn (2017), Oliveira (2011), Sanches (2016), Souza e Mello (2018), Freitas (2018), amongst other author and publications, such as official documents from the Municipal Department of Education of São Paulo. This qualitative research has made use of questionnaires and group discussion for data collection. The subjects have been six Early Childhood teachers from a municipal Early Childhood Center (ECC) of São Paulo. The method for analysis of data has followed the postulates of Prose Analysis (ANDRÉ, 1983). The results have shown that, although specificities of teaching for and with babies and toddlers haven’t been considered in their initial education, the teachers have reported clear views, which are related to conceptions found in official documents of the Municipal Department of Education of São Paulo. Their statements have revealed that this is a teaching phase characterized by affection gestures and attitudes, sensitive observation and active listening. Other observed specificities were reflexive pedagogical documentation registers, as well as the promotion of interactions and games through a variety of experiences and the possibility of exploring different languages, in different spaces. Through this perspective, teachers’ intentionality is essential for organizing environments in a way that supports as well as challenges babies’ and toddlers’ potentialities. The teachers’ statements have revealed the challenges of this professional practice which not only characterize specificities of teaching in Early Education (0-3-year-olds), but only allow us to identify teachers’ educational needs, among which stand out the development of ways to establish effective partnerships with families and the overcoming of negative relational climate pointed out in relationships and organizational culture of the ECC. Other educational needs refer to overcoming physical and emotional distress, reflecting about flexible ways to organize routines and longer time to make pedagogical documentation registers. Aspects related to the teaching career, such as labor conditions and professional appreciation, have also been mentioned
Palavras-chave: Educação infantil para bebês
Educação de crianças
Professores de educação infantil
Prática de ensino
Early childhood education
Preschool teachers
Student teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Schmeing, Leila Bitencourt. As especificidades da atuação docente para e com bebês e crianças de 0 a 3 anos: uma pesquisa com professoras em um Centro de Educação Infantil de São Paulo. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22585
Data do documento: 26-Ago-2019
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