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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22709
Tipo: | Dissertação |
Título: | Alfabetizar diante da vulnerabilidade social: um fazer possível e imprescindível |
Título(s) alternativo(s): | Literacy facing the social vulnerability: something possible and essential |
Autor(es): | Vilarrubia, Eliana Ferasin |
Primeiro Orientador: | Sanches, Emília Maria Bezerra Cipriano Castro |
Resumo: | Essa pesquisa apresenta o caminho percorrido pela autora na área da educação de escolas privadas e públicas, sendo seu foco a inquietação quanto à alfabetização de crianças, cujas histórias de vida definem-se a partir de várias situações diárias de vulnerabilidade social, mesmo estando inseridas em região não considerada periférica. O objetivo geral dessa pesquisa é analisar as estratégias e intervenções de uma professora alfabetizadora da aprendizagem de crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas por uma escola pública da Rede de Educação Municipal de São Paulo. A pesquisadora defende a efetivação da alfabetização das crianças até o fim do terceiro ano do ciclo de alfabetização como condição fundamental para a continuação do processo de aprendizagem nos ciclos seguintes de forma plena. A vulnerabilidade social é discutida não enquanto uma barreira intransponível para a aprendizagem, mas sim como uma realidade resultante de injustiças sociais as quais muitas crianças são vítimas e que podem repercutir no espaço escolar. Nas referências, destacam-se os autores Freire (1987), Leal (1996), Colello (2010) e Arroyo (2014). A metodologia de pesquisa utilizada foi a abordagem qualitativa, partindo de Lüdke e André (2013) que a consideram a mais adequada quando se trata de educação porque lidar-se-á com dados a partir de comportamentos humanos, concepções de ensino-aprendizagem e o dia a dia escolar. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com a professora, foco da pesquisa, e com quatro de seus alunos. Houve também a observação e registro de um dia de aula deles e as respectivas sondagens de hipótese de escrita. O resultado final do ano letivo, assim como os registros de reuniões de Pais e Mestres também foram considerados como dados importantes da pesquisa. Ao analisarmos os dados coletados, acreditamos que o rumo tomado pela professora pesquisada é o da afetividade, da educação humanizadora, na crença e demonstração aos seus alunos que eles são capazes de aprender mesmo diante de dificuldades trazidas de suas histórias de vida. As suas estratégias e intervenções são todas apoiadas no respeito às necessidades das crianças, o que permite que elas devolvam o que é feito por elas com bons resultados no aprendizado e elevada autoestima |
Abstract: | This research presents the way the author made in the education area in private and public schools, focusing her worries on the literacy of children, whose stories of life are based on several daily situations of social vulnerability, in spite of the fact such children live in areas that are not considered peripheral. The general goal of this research is to analyze the strategies and interventions of a literacy teacher who supports the learning of children who live in a social vulnerability situation and who are attended in a municipal public school of São Paulo city. The researcher defends the effectiveness of the literacy of children until the end of the third year of the primary school as a fundamental condition for the continuation of the learning process in the upcoming years. The social vulnerability is not treated as an insurmountable barrier to the learning process, rather than a reality resulting of social injustice that our children are victim of and that may rebound in the school rooms. In the references, the authors Freire (1987), Leal (1996), Colello (2010) and Arroyo (2014) are highlighted. The methodology of research used is the qualitative approach one, taking from Lüdke and Andre (2013) who consider it the most appropriate when dealing with data related to human behavior, conceptions of learning process and the daily school life. Semi-structure interviews were used with the teacher and with four of her students. The registry of the observation of one-day class and their survey of writing hypothesis were used as well. The final results of the school year and the registration of the parents meeting were also considered important data. When the collected data was analyzed, we could notice that the way taken by the teacher we researched is the way of affectivity, the way of the humanizing education, in the belief and the demonstration to her students that they are able to learn, even facing difficulties from their stories of life. Her strategies and interventions are supported on the respect to the children‟s needs, which allows them to respond with good results in the learning process and high self-esteem |
Palavras-chave: | Educação - Aspectos sociais Professores alfabetizadores Vulnerabilidade Social Education - Social aspects Reading teachers Social Vulnerability |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores |
Citação: | Vilarrubia, Eliana Ferasin. Alfabetizar diante da vulnerabilidade social: um fazer possível e imprescindível. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22709 |
Data do documento: | 6-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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