REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em História
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Tipo: Dissertação
Título: O Instituto Juan Bautista Alberdi (1956-1974) no Paraguai de Stroessner
Autor(es): Barbosa, Paola de Ávila
Primeiro Orientador: Vieira, Vera Lúcia
Resumo: O objetivo desta pesquisa é estudar a experiência educacional do Instituto Juan Bautista Alberdi (1956 – 1974) frente a ditadura de Alfredo Stroessner, que assolou no Paraguai de 1954 a 1989. Na área educacional o regime stronista recebeu orientações de órgãos internacionais que, baseadas nas políticas desenvolvimentistas promovidas pelos Estados Unidos, objetivavam a educação como um fator econômico. Dentro de uma sociedade altamente controlada e repressiva, os educadores que participaram desta experiência exerceram uma educação que não servia aos interesses imperialistas. Ao contrário, refletiam sobre o status quo da sociedade em que estavam inseridos, buscando uma educação crítica que libertasse o pensamento. Com forte influência da cultura guarani, mantiveram os traços cooperativistas que fizeram o Instituto se tornar uma frente de resistência, aliada a práticas educacionais pautadas pela pedagogia de Paulo Freire. Como contribuição à escassa historiografia paraguaia, a pesquisa foi construída através documentos oficiais e depoimentos de pessoas que participaram da experiência, sendo a história oral o método essencial para resgatá-la. O trabalho apresenta ainda outras resistências educacionais que tentaram levar a cabo uma educação que favorecesse o pensamento crítico, tanto em áreas urbanas quanto rurais
Abstract: This research aims to study the educational experience of the Juan Bautista Alberdi Institute (1956 – 1974) in the context of the Alfredo Stroessner’s dictatorship that ruled Paraguay from 1954 to 1989. In the educational area, the dictatorship received orientations from international agencies that, based on US development policies, targeted the educational system as economical factor. Within a highly controlled and oppressive society, the educators who participated in Juan Bautista Alberdi Institute experience exercised a type of education that didn’t followed the imperialist guidelines. In fact, they reflected about paraguayan society status quo searching critic knowledge that could free the student’s freedom of thought. With strong influence from guarani’s culture, the educators kept the cooperativism traces that made the Institute a front of resistance allied with Paulo Freire’s pedagogical methods. As a contribution to Paraguay historiography, this research was constructed using official documents and testimonials from people that directly participated in the experience, being the oral history the essential approach to rescue it. This work also presents other educational resistances that tried to prosecute critical thought, both in rural and urban areas
Palavras-chave: Instituto Juan Bautista Alberdi
Paraguai - Política e governo - 1954-1989
Resistência ao governo
Paraguai - Educação
Juan Bautista Alberdi Institute
Paraguay - Politics and government
Resistance to the government
Paraguay - Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em História
Citação: Barbosa , Paola de Ávila. O Instituto Juan Bautista Alberdi (1956-1974) no Paraguai de Stroessner. 2019. 141 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22738
Data do documento: 10-Out-2019
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