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Tipo do documento: Dissertação
Título: Identidade religiosa de universitários: um estudo tendo como segmento os alunos ingressantes no Centro Universitário Adventista de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Religious identity of undergraduate students: a study focusing on students entering the Centro Universitário Adventista de São Paulo
Autor: Morais Netto, Hermenérico Siqueira de 
Primeiro orientador: Cruz, Eduardo Rodrigues da
Resumo: A religiosidade dos alunos ingressantes no Ensino Superior do Centro Universitário Adventista de São Paulo foi o objeto de estudo deste trabalho tendo como referencial a obra de Georg Simmel. Este autor, que viveu no final do século XIX e início do século XX, foi um dos sociólogos alemães que discutiu religião, numa perspectiva inovadora para seu tempo. A partir de sua obra foi possível estabelecer um esquema de análise que incluiu as categorias: a priori religiosos, religiosidade, misticismo, piedade, fé e religião. Utilizando essa matriz e a Escala de centralidade religiosa (CRS) de Stefan Huber como instrumento, foi percebido no grupo de alunos uma religiosidade com elevados valores na crença em Deus, na importância da oração e na identificação com uma tradição religiosa, mas que experimenta taxas menores na frequência aos cultos e nas ações sociais. Esses resultados parecem refletir em parte a influência do modelo educacional de ensino superior adventista alicerçado nas bases doutrinárias da igreja adventista do sétimo dia, surgida nos Estados Unidos da América, e por outro lado, as mudanças sociais ocorridas nos últimos anos
Abstract: The religiosity of students entering the Higher Education of the Adventist University Center of São Paulo was this work object of study having as reference Georg Simmel’s texts. This author, who lived in the late 19th and early 20th centuries, was one of the German sociologists who discussed religion from an innovative perspective for his time. From his work, it was possible to establish a scheme of analysis that included the categories: religious a priori, religiosity, mysticism, piety, faith and religion. Using this matrix, and the Stefan Huber Religious Centering Scale (CRS) as an instrument, a highvalue religiosity was perceived in the group of students in belief in God, the importance of prayer and identification with a religious tradition, but experiencing lower rates at service attendance and social actions. These results seem to partly reflect the influence of the Adventist higher education model based on the doctrinal foundations of the Seventh-day Adventist Church, and on the other hand, the social changes that have taken place in recent years
Palavras-chave: Estudantes universitários - Vida religiosa
Centro Universitario Adventista de Sao Paulo
Igreja Adventista do Sétimo Dia - Educação
College students - Religious life
Confessional higher education
Seventh-day Adventist Church - Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação: Morais Netto, Hermenérico Siqueira de. Identidade religiosa de universitários: um estudo tendo como segmento os alunos ingressantes no Centro Universitário Adventista de São Paulo. 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22769
Data de defesa: 17-Oct-2019
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