REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22787
Tipo: Dissertação
Título: Narrativas (auto)biográficas de coordenadoras pedagógicas: um estudo sobre as experiências formadoras no contexto de trabalho
Título(s) alternativo(s): (Self) biographical narratives of pedagogical coordinators: a study about the formative experiences in the work context
Autor(es): Silva, Cristina Ramos da
Primeiro Orientador: Sanches, Emília Maria Bezerra Cipriano Castro
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa em Educação: Formação de Formadores, PUC, SP. A pesquisa traz a aproximação de duas temáticas: as experiências formadoras pautadas em narrativas autobiográficas e o processo de constituição profissional de coordenadoras pedagógicas. A problemática que orienta o desenvolvimento desta pesquisa se traduz a partir da seguinte questão de estudo: Quais incidentes críticos do processo de constituição profissional de coordenadoras pedagógicas integram as narrativas por elas produzidas em um contexto de pesquisa-formação? Para responder tal questão o estudo estrutura-se dentro da perspectiva qualitativa e foram produzidas narrativas autobiográficas em contexto de seminários de pesquisa-formação com 05 coordenadoras pedagógicas participantes da pesquisa. Como referencial teórico e metodológico considera as contribuições de Nóvoa (2013, 2014), Josso (2004, 2007), Passegi (2015), Almeida (2003, 2009, 2015) e Placco (2003, 2008, 2015). Os resultados da pesquisa indicam que os incidentes criticos que constituem o processo de aprendizagem profissional das Coordenadoras Pedagógicas integram situações da infância e educação escolar, da escolha e inserção profissional, dos vínculos intergeracionais além de serem marcados pelo compromisso de atendimento às demandas dos pais e professores, pelo cuidado com o processo de adaptação, sobretudo pelo entendimento da criança enquanto prioridade na organização da rotina de trabalho e tomada de decisões na escola de Educação Infantil e Anos Iniciais, indicando que os espaços para acolhimento e formação deste profissional devem promover reflexões sobre estas esferas de modo que seus conhecimentos possam ser pautados e redimensionados
Abstract: This paper presents a Master`s research developed in the Master's Program in Educacation: Teacher Trainer, PUC, SP. The research brings the rapprochement of two issues: the formative experiences based on autobiographical narratives and the process of professional constitution of pedagogical coordinators. The problem that guides the development of this research is translated from the following study question: What critical incidents of the process of professional constitution of pedagogical coordinators integrate the narratives produced by them in a research-training context? To answer such question, the study is structured within the qualitative perspective and autobiographical narratives were produced in research-training seminars‟ context with five pedagogical coordinators participating in the research. As a theoretical and methodological references consider the contributions of Nóvoa (2013, 2014), Josso (2002, 2004, 2010), Passegi (2015), Almeida (2003, 2009, 2015) e Placco (2003, 2008, 2015). The research results indicate that the critical incidents that constitute the Pedagogical Coordinators' professional learning process integrate situations of childhood and school education, professional choice and insertion, intergenerational bonds and are marked by the commitment to meet the demands of parents and teachers, for the care with the adaptation process, especially for the understanding of the child as a priority in the organization of the work routine and decision making in the Preschool and Middle School, indicating that the spaces for reception and training of this professional should promote reflections on these spheres so that their knowledge can be guided and resized
Palavras-chave: Formação profissional
Coordenadores educacionais
Experiência formadora
Autobiografia
Occupational training
Educational coordinators
Research-training
Autobiography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Silva, Cristina Ramos da. Narrativas (auto)biográficas de coordenadoras pedagógicas: um estudo sobre as experiências formadoras no contexto de trabalho. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22787
Data do documento: 24-Set-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristina Ramos da Silva.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.