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Tipo do documento: Tese
Título: Sintaxe da Língua Portuguesa na segunda metade do século XIX: o Complemento Nominal sob uma abordagem historiográfica
Autor: Almeida, Wemylla de Jesus 
Primeiro orientador: Bastos, Neusa Maria Bastos Fernandes
Resumo: Esta pesquisa faz uma reflexão acerca da sintaxe da Língua Portuguesa, sobretudo, do Complemento Nominal, no Brasil, na segunda metade do século XIX. Para tanto, tomamos como corpus a obra de estudo gramatical: Syntaxe e construcção da Lingua Portugueza, de Thomaz da Silva Brandão (1888). Assim sendo, fundamentamo-nos na Historiografia Linguística (HL), especificamente, com Koerner (1996), seguindo seus três princípios, a saber: Contextualização, que traça o clima de opinião, o espírito de época; Imanência, que estabelece um quadro geral da teoria e da terminologia usados nas obras; Adequação, que introduz aproximações modernas do vocabulário técnico. Desse modo, para a adequação, fizemos uso da obra de estudo gramatical: Novas Lições de Análise Sintática, de Adriano da Gama Kury (1999). Diante disso, os nossos principais objetivos consistem em explicar como seu deu o estudo da sintaxe, em especial, do Complemento Nominal, para o processo de implementação da Língua Portuguesa, na segunda metade do século XIX, além de explicitar o processo de implantação de uma política linguística sob um enfoque historiográfico. Com os resultados alcançados, constatamos que as obras analisadas trouxeram grandes contribuições por tratarem de uma abordagem inovadora sobre o Complemento Nominal, de modo que ocasionaram reflexões essenciais ao estudo da Sintaxe da Língua Portuguesa no Brasil, preenchendo, portanto, algumas lacunas sintáticas existentes
Abstract: This research makes a reflection about the syntax of the Portuguese Language, especially, the Complement Nominal, in Brazil, in the second half of the nineteenth century. For that, we take as corpus the work of grammar study: Syntax and construction of Lingua Portugueza, by Thomaz da Silva Brandão (1888). Thus, we are based on Linguistic Historiography (HL), specifically with Koerner (1996), following its three principles, namely: Contextualization, which traces the mood of opinion, the spirit of the time; Immanence, which establishes a general framework of theory and terminology used in works; Adequacy, which introduces modern approaches to technical vocabulary. Thus, for the appropriateness, we made use of the work of grammar study: New Lessons of Syntactic Analysis, by Adriano da Gama Kury (1999). In view of this, our main objectives are to explain how the study of the syntax, especially the Nominal Complement, for the Portuguese Language implementation process, in the second half of the nineteenth century, in addition to explaining the process of implementing a linguistic policy under a historiographic approach. With the results achieved, we verified that the works analyzed brought great contributions because they deal with an innovative approach on the Nominal Complement, so that they led to essential reflections to the study of the Syntax of the Portuguese Language in Brazil, thus filling some existing syntactic gaps
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Complemento Nominal
Linguística - Historiografia
Portuguese Language
Nominal Complement
Linguistics - Historiography
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Almeida, Wemylla de Jesus. Sintaxe da Língua Portuguesa na segunda metade do século XIX: o Complemento Nominal sob uma abordagem historiográfica. 2019. 146 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22806
Data de defesa: 23-Sep-2019
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

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