REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22950
Tipo: Dissertação
Título: Os Yanomamɨ do Rio Marauiá: trajetória e contato
Autor(es): Miranda, Tamara Aparecida
Primeiro Orientador: Junqueira, Carmen Sylvia de Alvarenga
Resumo: Esta dissertação de mestrado teve por objetivo geral analisar a experiência do contato interétnico com os Yanomamɨ. Esta pesquisa possui três capítulos: “Os Yanomamɨ, um singular plural”; “Dos internatos à escola diferenciada”; e “O contato interétnico”. No primeiro conto parte de uma história sobre os Yanomami: seu movimento de expansão territorial e demográfica, características culturais, a violência da intensificação do contato a partir da década de 1970. No segundo capítulo, apresento os diversos agentes de contato com os quais os Yanomamɨ se relacionam dentro e fora da Terra Indígena, sobretudo aqueles que fazem parte dos processos ligados à escolarização e contrasto a ideologia das escolas salesianas e da escola diferenciada. No terceiro capítulo, localizo a trajetória deste grupo nos três períodos de contato apresentados por Abert: contatos indiretos, contatos intermitentes e contatos permanentes. A metodologia utilizada é de perfil qualitativo voltada para revisão bibliográfica e etnografia
Abstract: This dissertation aimed to analyze the experience of interethnic contact with the Yanomamɨ. This research has three chapters: “Yanomamɨ, a plural singular”; “From boarding schools to differentiated schools”; and “Interethnic Contact”. In the first chapter, I tell part of a story about the Yanomami: their movement of territorial and demographic expansion, cultural characteristics and the violence of intensified contact from the 1970s. In the second chapter, I present the various contact agents with whom Yanomamɨ relate inside and outside the Indigenous Land, especially those that are part of the processes linked to schooling and I contradict the ideology of the Salesian schools and the differentiated school. In the third chapter, I locate the trajectory of this group in three contact periods: indirect contacts, intermittent contacts, and permanent contacts. The methodology used is based on a qualitative profile focused on literature review and ethnography
Palavras-chave: Índios Yanomami
Índios - Educação
Aculturação
Yanomamo Indians
Indians - Education
Acculturation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Miranda, Tamara Aparecida. Os Yanomamɨ do Rio Marauiá: trajetória e contato. 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22950
Data do documento: 3-Fev-2020
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tamara Aparecida Miranda.pdf2,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.