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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23115
Tipo: | Dissertação |
Título: | O currículo integrador da infância paulistana: desafios e possibilidades |
Título(s) alternativo(s): | The integrative curriculum of the paulistanian childhood: challenges and possibilities |
Autor(es): | Silva, Rosália Maria Medeiros Torquato da |
Primeiro Orientador: | Noffs, Neide de Aquino |
Resumo: | Esta pesquisa tem como finalidade fazer um estudo sobre o Currículo Integrador da Infância Paulistana anunciando desafios e possibilidades na construção de um currículo integrador da infância, que considera bebês e crianças (de 0 a 12 anos) na sua integralidade, compreendendo a educação como garantia de direitos na construção de conhecimentos que integra a vida, cultura e a escola, a partir de um processo contínuo de aprendizagem. Nesse sentido, a proposta desta pesquisa é apresentar as contribuições dos princípios do Currículo Integrador da Infância Paulistana na organização de vivências institucionais construídas com e para bebês e crianças na educação infantil e nas diferentes transições (do CEI para a Emei e dentro do CEI e dentro da Emei), de modo a corroborar para o exercício do protagonismo de cada um. Além disso, visa anunciar o processo de escuta como fator fundamental, subsidiando a construção da documentação pedagógica enquanto um instrumento que contribui para fortalecer a construção da identidade de bebês e crianças. Esta pesquisa é embasada pelos seguintes referenciais teóricos: na área do currículo Michael Apple, Antonio Flávio Moreira e Tomaz Tadeu da Silva, Ivor Goodson e Gimeno Sacristán; na área de formação de professores Neide de Aquino Noffs, Marina Graziela Feldmann, Mere Abramowicz e Vera Melis; na fundamentação teórica John Dewey, Loris Malaguzzi, Paulo Freire e Willian A. Corsaro. A metodologia adotada é qualitativa, com pesquisa bibliográfica e pesquisa de documentos. A pesquisa investiga em quais aspectos o Currículo Integrador da Infância Paulistana se articula com a Base Nacional Comum Curricular e no que eles convergem. Desse modo, evidencia como o CEI e a Emei encontram-se organizados hoje na cidade de São Paulo, anunciando tempos, espaços e materialidades enquanto contextos relevantes na implementação de um currículo integrador |
Abstract: | This research has as its goal doing a study about the Integrative Curriculum of the Paulistanian Childhood, announcing challenges and possibilities in the construction of a childhood integrative curriculum, which takes into account babies and children (from 0 up to 12 years old) in their integrity, comprehending the education as a guarantee of personal rights in the construction of knowledge encompassing life, culture and the school ambient, by means of a continuous learning process. In this sense, this research’s purpose is to present the contributions of the Paulistanian Childhood Integrative Curriculum principles, in the organization of institutional experiences constructed for and with babies and children regarding early childhood education and its different transitions (within the CEI, within the Emei, and from the first to the latter), with the objective of corroborating to the exercise of their own protagonism, pointing out the process of listening as a fundamental factor, declaring the construction of the pedagogical documentation as an instrument which contributes to strengthen the building of their identity. This research is based on the following theoretical references: Michael Apple, Antônio Flávio Moreira, Tomaz Tadeu da Silva, Ivor Goodson and Gimeno Sacristán regarding the curriculum area; Neide de Aquino Noffs, Marina Graziela Feldmann, Mere Abramowicz and Vera Melis regarding the formation of teachers area; John Dewey, Loris Malaguzzi, Paulo Freire and William A. Corsaro regarding theoretical fundaments. The adopted methodology is qualitative, with bibliographic research and documental research. The research investigates in which aspects the Integrative Curriculum of the Paulistanian Childhood and the National Common Curricular Basis converge upon. Thus, showing how the CEI and Emei find themselves organized nowadays in São Paulo city, announcing times, spaces and materialities as relevant background information at the implementation of the Integrative Curriculum of the Paulistanian Childhood |
Palavras-chave: | Currículo integrador Escuta Base Nacional Comum Curricular Educação infantil - Brasil Integrative curriculum Listening BNCCEI |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Silva, Rosália Maria Medeiros Torquato da. O currículo integrador da infância paulistana: desafios e possibilidades. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23115 |
Data do documento: | 13-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
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