Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23214
Tipo: | Dissertação |
Título: | A Ilustração no design editorial: visualidade das capas de livros no mercado independente brasileiro |
Autor(es): | Alencar, Maria Luísa Acioli Falcão de |
Primeiro Orientador: | Ferrara, Lucrecia D'Alessio |
Resumo: | Considerando a influência social do Design gráfico e editorial, esta pesquisa investiga os processos de visualidade e visibilidade relativos a capas ilustradas de livros de Poesia publicados por editoras independentes. Verifica-se a natureza destes processos, assim como as materialidades da capa em conjunto com o livro, promovendo apelos persuasivos, estimulando a curiosidade de possíveis leitores e levando-os ao manuseio da obra enquanto objeto cultural que se disponibiliza à aquisição. Averiguamos o contexto das chamadas editoras independentes, sua mecânica de criação e produção, assim como as particularidades de suas publicações, relacionando-os à forma e marginalidade do gênero poético. A base metodológica se apoia na discriminação das capas de livros, partindo da observação da configuração sígnica. Por meio de exercício comparativo e semiótico, investigam-se as capas ilustradas de livros, possíveis propostas de leitura, relação gráfico-sensorial com a narrativa e a construção de vínculos entre leitores, livros e editoras independentes. O referencial teórico considera o contexto dos produtores e editores independentes brasileiros, com base em Colleu (2007), Ribeiro (2018), Muniz Jr. (2016, 2019) e Lupton (2008); questões próprias da materialidade do livro e suas estruturas a partir de Melot (2012), Chartier (2014) e Ribeiro (2018); noções de Design Editorial, planejamento gráfico e dimensões do público por Haslam (2010), assim como percepção visual na Gestalttheorie segundo Gomes Filho (2000); o conceito de imagem desenvolvido por Flusser (2008, 2011) e Male (2007) e as complexas relações entre comunicação, cultura e visualidade na formação de juízos de valor e influência na percepção dos objetos, conforme propostas por McLuhan (1972, 1973). Além dessas bases teóricas, atentou-se às notáveis questões visuais de Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari quanto à forma e materialidades gráficas, propostas em vista à poesia concreta |
Abstract: | Considering the social influences of Graphic and Editorial Design, this research investigates the processes of visuality and visibility related to illustrated poetry book covers, published by independent publishing houses. One can verify the nature of these processes, as well as the book cover’s materialities. Along with the book, persuasive appeals are promoted, stimulating the curiosity of eligible readers, and inciting them to handle the work as a cultural object available to acquisition. We observed the context of so-called independent publishing houses, their creation, and production mechanic, along with their publications’ particularities; relating also to form and marginality of the poetic genre. The methodological basis is founded on the discrimination of book covers, starting from the observation of sign configuration. Through a comparative, semiotic exercise, book covers are investigated, following possible perspective proposals, the graphic-sensorial relation to the narrative, and construction of ties between readers, books and publishing houses. The theoretical framework considers the context of Brazilian independent publishers and editors, based on Colleu (2007), Ribeiro (2018), Muniz Jr. (2016, 2019), and Lupton (2008); specific points on the book and its structures’ materiality, in Melot (2012), Chartier (2014) and Ribeiro (2018); notions of Editorial Design, graphic planning and public dimensions in Haslam (2010), in addition to visual perception at the Gestalttheorie, in Gomes Filho (2000); the concept of image developed by Flusser (2008, 2011) and Male (2007); and the complex relations involving communication, culture and visuality, forming value judgments and influencing the perception of the object, proposed by McLuhan (1972, 1973). Along with these theoretical bases, we considered the notable visual matters of Augusto de Campos, Haroldo de Campos, and Décio Pignatari, on the form and graphic materialities, proposed under the lights of concrete poetry |
Palavras-chave: | Ilustração de livros Capas de livros Visibilidade Illustration of books Book covers Visibility |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Alencar, Maria Luísa Acioli Falcão de. A Ilustração no design editorial: visualidade das capas de livros no mercado independente brasileiro. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23214 |
Data do documento: | 10-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Luísa Acioli Falcão de Alencar.pdf | 19,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.