REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
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Tipo: Dissertação
Título: Arqueologia icônica na animação: a “pós-vida” do conto de Osíris na literatura, no cinema e na web
Autor(es): Bezerra, Gabriel Cipriano
Primeiro Orientador: Baitello Junior, Norval
Resumo: O presente trabalho busca rastrear a imagem do conto de Osíris, presente na mitologia do antigo Egito e algumas de suas posteriores ressignificações nos meios de comunicação contemporâneos, sobretudo nos animes. Através de uma “Arqueologia da Imagem”, os ícones são analisados em storytelling e posteriormente, busca-se um eixo central de pensamento da sua ressignificação para diferentes plataformas. As imagens egípcias tratadas foram trazidas, ao longo dos séculos, para o teatro, para o cinema, para a animação e para a live-action. São utilizados conceitos e teorias como a “pós-vida” das imagens de Aby Warburg, a memória cultural na egiptologia (Jan Assmann) e o conceito de imagem de Hans Belting. Também o conceito de “ambiente das imagens”, de Norval Baitello Jr. ajuda a compreender a força de tais imagens arcaicas nos produtos mediáticos tão contemporâneos. Estes serviram para nortear o trabalho em busca de compreensões imagéticas e arqueológicas acerca destas renovações. Buscamos demonstrar um pouco o processo chamado por Warburg de migração das imagens (Bildwanderung). O reconhecimento das estratégias de criação imagética de William Shakespeare e dos atuais estúdios de animação / cinema no mundo pode ser entendido como uma comprovação da tese principal de Warburg, o “Nachleben” (pós-vida das imagens). O trabalho “Arqueologia icônica na animação – A ‘pós-vida’ do conto de Osíris na literatura, no cinema e na web”, foi realizado por Gabriel Cipriano Bezerra, e a pesquisa ocorreu entre 2018 e 2020, levando em conta o cenário global onde a Web é a grande veiculadora de conteúdos, sejam eles atuais ou arcaicos
Abstract: The present work seeks to trace the image of the tale of Osiris, present in the mythology of ancient Egypt and some of its later resignifications in contemporary media, especially in anime. Through an “Image Archeology”, the icons are analyzed in storytelling and later, a central axis of thought of their resignification for different platforms is sought. The Egyptian images treated were brought, over the centuries, to the theater, to the cinema, to animation and to a live-action. These are concepts used and theories like the “afterlife” of Aby Warburg's images, cultural memory in Egyptology (Jan Assmann) and Hans Belting's image concept. Norval Baitello Jr.'s concept of “image environment” also helps to understand the strength of such archaic images in the media products so contemporary. These served to guide the work in search of imagery and archaeological understandings about the renovations. We tried to demonstrate a little the process called by Warburg of image migration (Bildwanderung). The recognition of William Shakespeare's imagery creation strategies and the current animation / cinema studios in the world can be understood as a proof of Warburg's main thesis, the “Nachleben” (after-life of images). The work “Iconic archeology in animation - The 'afterlife' of the Osiris tale in literature, cinema and on the web”, was done by Gabriel Cipriano Bezerra, and the research took ocurred between 2018 and 2020, taking into account the global scenario where the Web is a major content carrier, being them current or archaic
Palavras-chave: Arqueologia das imagens
Imagens egípcias na web
Imagens no cinema e no teatro
Archeology of images
Egyptian images on the web
In cinema and in the theater images
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Bezerra, Gabriel Cipriano. Arqueologia icônica na animação A “pós-vida” do conto de Osíris na literatura, no cinema e na web. 2020. 58 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23374
Data do documento: 19-Out-2020
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