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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23389
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento de língua adicional (alemão) na educação infantil: processo de imersão em aulas de experimentação científica |
Título(s) alternativo(s): | The development of additional language (German) through the immersion process in Kindergarten, during scientific experimentation classes |
Autor(es): | Siqueira, Carla Ahlemeyer |
Primeiro Orientador: | Magalhães, Maria Cecilia Camargo |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar e compreender como crianças de uma turma de Educação Infantil desenvolvem a língua alemã em um processo de imersão, em momentos de experimentação científica. A escola na qual este estudo é desenvolvido faz parte do universo de escolas de elite de Educação Bilíngue (LIBERALI; MEGALE, 2016; MARCELINO, 2009; MEGALE, 2005, 2018) e trabalha com imersão em língua alemã (JOHNSON, 1997; GARCIA, 2009). Nesse contexto, o foco desta pesquisa está na disciplina Natureza e Sociedade. Teoricamente está apoiada na Teoria Histórico-Cultural, fundamentada nas discussões de Vygotsky ([1930]1991, [1934]2002), particularmente quanto aos conceitos de Linguagem, Mediação e Zona Proximal de Desenvolvimento. Nessa concepção, a linguagem é central e se propõe a expandir o repertório linguístico dos participantes e analisar as práticas translíngues (GARCIA, 2009; GARCIA; BARTLETT; KLEIFGEN, 2006; GARCIA; LIN, 2016). São perguntas desta pesquisa: 1. De que modo o ciclo de pesquisa científica se organiza por meio de dimensões de perguntas? 2. Que recursos as crianças usam para interagir com a professora, com a pesquisadora e com os colegas? O que revelam quanto ao desenvolvimento da língua adicional? Metodologicamente, esta pesquisa foi organizada com base na Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2012; NININ; MAGALHÃES, 2017), que se propõe a criar relações colaborativas na produção do conhecimento crítico nas práticas escolares Participaram deste estudo 24 crianças de seis anos, uma educadora e esta pesquisadora. Os dados foram produzidos em sala de aula, coletados por meio de gravação em vídeos e transcritos para análise. A participação dos envolvidos no processo de experimentação foi analisada a partir dos níveis enunciativo, discursivo e linguístico, as dimensões de perguntas e as práticas translíngues. Os resultados revelaram que no ciclo de pesquisa científica foram enfocadas dimensões de perguntas que incentivaram o desenvolvimento da língua adicional e foi central a aceitação por parte da professora das práticas translíngues no processo |
Abstract: | This research has the general objective of analysing and understanding how children from a kindergarten class develop the German language in an immersion process, in moments of scientific experimentation. The school in which the study is carried out is part of the universe of elite schools of Bilingual Education (LIBERALI; MEGALE, 2016; MARCELINO, 2009; MEGALE, 2005, 2018) and works with immersion in the german language (JOHNSON, 1997; GARCIA, 2009). In this context, the focus of this research is in the discipline of Nature and Society. Theoretically it is supported by the Historical-Cultural Theory, based on the discussions of Vygotsky ([1930]1991, [1934]2002), particularly regarding the concepts of Language, Mediation and Zone of Proximal Development. In this conception, language is central and proposes to expand the linguistic repertoire of the participants and to analyze translingual practices (GARCIA, 2009; GARCIA; BARTLETT; KLEIFGEN, 2006; GARCIA; LIN, 2016). These research questions are: 1. How is the cycle of scientific research organized through dimensions of questions? 2. What resources do children use to interact with the teachers, the researcher and colleagues? What do they reveal about the development of an additional language? Methodologically, this research was organized based on the Critical Collaboration Research (MAGALHÃES, 2012; NININ, MAGALHÃES, 2017), which proposes to create collaborative relationships in the production of critical knowledge in school practices. 24 six year old children, one educator and the researcher participated in this sutdy. The data was produced in a classroom, collected through video recordings and transcribed for analysis. The participation of the ones involved in the experimentation process was analysed from the enunciative, discursive and linguistic levels, the dimensions of questions and translingual practices. The results revealed that in the cycle of scientific research, dimensions of questions were focused that encouraged the development of the additional language, and the teacher's acceptance of translational practices in the process was central |
Palavras-chave: | Educação bilíngue Imersão Colaboração crítica Education, Bilingual Immersion Critical collaboration |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Citação: | Siqueira, Carla Ahlemeyer. Desenvolvimento de língua adicional (alemão) na educação infantil: processo de imersão em aulas de experimentação científica. 2020. 211 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23389 |
Data do documento: | 5-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
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