REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
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dc.creatorFerlin Filho, Gilberto Bolivar-
dc.contributor.advisor1Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby-
dc.date.accessioned2021-01-27T10:46:02Z-
dc.date.issued2020-09-22-
dc.identifier.citationFerlin Filho, Gilberto Bolivar. Avaliação foniátrica de crianças até três anos de idade: proposta e aplicabilidade. 2020. 93 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/23460-
dc.description.resumoIntrodução: A foniatria dedica-se ao diagnóstico e tratamento dos distúrbios da comunicação compondo a equipe multidisciplinar. Os primeiros três anos de vida são decisivos na janela de desenvolvimento humano. Quando comprometido, a avaliação de aspectos sensoriais e perceptivos, do desenvolvimento motor, das praxias, do desenvolvimento cognitivo, sócio-interacional e psíquico fazem-se necessários para a edificação da linguagem e do ser humano. Um enquadre que possibilite a observação de jogo simbólico, habilidades interacionais e motoras através de pretextos lúdicos podem propiciar a observação de comportamentos que contribuam para o diagnóstico em faixa etária na qual há dificuldade na aplicação de avaliações formais. Objetivo: O objetivo desse estudo foi propor e analisar a aplicabilidade de conteúdo e enquadre com pretextos lúdicos na avaliação foniátrica em crianças de até 3 anos de idade. Método: Foram realizadas avaliações foniátricas composta por anamnese, exame físico otorrinolaringológico, avaliação de equilíbrio e praxias, avaliação de funções simbólica e habilidades interacionais, realizada através de pretextos lúdicos, em 14 crianças com idades entre 13 e 38 meses encaminhadas para diagnóstico audiológico por deficiência auditiva ou que apresentassem suspeita ou fatores de risco para desenvolvimento típico de linguagem, no Centro Audição na Criança (CeAC), parte da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic), serviços de Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Resultados: O enquadre apresentado nesse trabalho permitiu observar aspectos médicos de maneira abrangente, valorizando os relatos dos cuidadores e responsáveis nos múltiplos ambientes em que a criança está inserida. A atenção flutuante, ao sensibilizar a observação de aspectos interacionais, associada ao instrumento proposto para a avaliação do jogo simbólico e os pretextos lúdicos sugeridos para a interação do examinador com a criança, tornou possível avaliar de maneira dinâmica o contexto e a qualidade dessas interações. Conclusão: As observações do desenvolvimento infantil resultantes da proposta da utilização de pretextos lúdicos sugerem a validade do enquadre proposto para avaliação foniátrica em crianças de até três anos de idade. As contribuições nesse enquadre enriquecem a discussão da equipe multidisciplinar, otimizando intervenções oportunas nessa populaçãopor
dc.description.abstractIntroduction: Phoniatrics is dedicated to the diagnosis and treatment of communication disorders composing multidisciplinary team. The first three years of life are decisive in the human development. If compromised, the evaluation of sensory and perceptual aspects, motor development, praxis, cognitive, socio-interactional and psychic development are necessary for the edification of language and human beings. A framework that allows the symbolic game observation, interactive and motor skills through playful pretexts can provide an behavior observation that contribute to the diagnosis in a group age where there is difficulty in applying formal tests. Objective: The aim of this study was to propose and analyze the applicability of the content and framework of phoniatric evaluation in children up to 3 years old. Method: Phoniatric assessments were performed consisting of anamnesis, ENT physical examination, assessment of balance and praxis, assessment of symbolic functions and interactional skills, performed through playful pretexts, in 14 children aged between 13 and 38 months referred for audiological diagnosis due to disability of hearing or who had suspicion or risk factors for typical language development, at the Centro de Audição na Criança (CeAC), part of the Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic), health services of the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Results: The framework presented in this work allowed to observe medical aspects in a comprehensive manner, valuing the reports of caregivers and guardians in the multiple environments in which the child is inserted. The fluctuating attention, sensitizing the observation of interactional aspects, associated with the proposed instrument for the evaluation of the symbolic game and the suggested pretexts for the examiner's interaction with the child, made it possible to dynamically assess the context and quality of these interaction. Conclusion: Observations of child development resulting from the proposal to use playful pretexts suggest the validity of the proposed framework for phoniatric assessment in children up to three years of age. Contributions in this context enrich the discussion of the multidisciplinary team, optimizing opportunities and interventions in this populationeng
dc.description.sponsorshipFundação São Paulo - FUNDASPpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/53115/Gilberto%20Bolivar%20Ferlin%20Filho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFoniatriapor
dc.subjectDistúrbios da linguagem em criançaspor
dc.subjectDistúrbio da audição nas criançaspor
dc.subjectPerda auditivapor
dc.subjectPhoniatricseng
dc.subjectLanguage disorders in childreneng
dc.subjectHearing disorders in childreneng
dc.subjectDeafnesseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.titleAvaliação foniátrica de crianças até três anos de idade: proposta e aplicabilidadepor
dc.title.alternativePhoniatric evaluation in children up to 3 years old: proposal and applicabilityeng
dc.typeDissertaçãopor
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