REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
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Tipo: Dissertação
Título: Dimensões pedagógicas e administrativas da supervisão escolar: um estudo na perspectiva das representações sociais
Título(s) alternativo(s): Pedagogical and administrative dimensions of school supervision: a study from the perspective of social representations
Autor(es): Nascimento, Valdete Pereira da Silva
Primeiro Orientador: Sousa, Clarilza Prado de
Resumo: Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objeto de estudo a ação supervisora na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. O seu objetivo geral foi analisar as Representações Sociais dos Supervisores Escolares sobre o que consideram uma boa ação supervisora. Utilizou-se o referencial teórico e as diretrizes metodológicas da Representação Social baseada nos postulados da Psicologia Social europeia, defendida por Serge Moscovici dentre outros, como uma possibilidade de desvelar os discursos dos Supervisores Escolares. Para o embasamento teórico sobre a supervisão escolar, recorreu-se aos autores contemporâneos que vêm estudando sobre esse tema. Para complementar a discussão dos restultados da coleta de dados, optou-se pela realização da análise bibliográfica e documental da legislação relacionada aos Supervisores Escolares que atuam nesta Rede de Ensino. O estudo teve como campo empírico uma Diretoria Regional de Educação localizada na região sul da cidade de São Paulo, os participantes da pesquisa foram 18 Supervisores Escolares. Aplicou-se um questionário, contendo perguntas abertas e fechadas para coleta e geração dos dados. Os dados das questões abertas foram analisados a partir de Análise de Conteúdo, proposta por Maria Laura Barbosa Franco. Os resultados da pesquisa indicaram que os participantes gostariam de realizar as ações de cunho pedagógico, todavia relataram que o excesso de afazeres de cunho administrativo/ burocrático os impedem, sendo elas postas em segundo plano. Eles consideraram ainda que uma boa ação supervisora é aquela que é acolhedora, orientadora, reflexiva e que se preocupa com a melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes. Porém, observou-se no conteúdo de seus discursos características de representações sociais presentes na ação supervisora que revelaram que parece haver uma relação clara entre tempo de experiência no cargo e uma boa ação supervisora. Assim, o domínio da legislação e o conhecimento técnico-burocrático traduzem-se em representações que os identificam como elementos de sucesso na profissão, quando considerado o indicador de Bom Supervisor Escolar. A partir dos resultados, infere-se a importância do fortalecimento do coletivo da supervisão escolar na busca de melhores condições de trabalho desse profissional, rompendo com uma ação supervisora acrítica em prol de uma supervisão centrada na escola, que valorize a comunidade educativa e que busque manter o equilíbrio entre as dimensões administrativas e pedagógicas
Abstract: This research aimed to study the supervisory action in the municipal educational system of São Paulo city, in order to understand the Social Representations of School Supervisors on a good professional supervisory action. The theoretical framework was Social Representation based on the posture of European Social Psychology, by Serge Moscovici. Contemporary authors whom studies on this topic were used To complement it, was used the documental legislation. The participants were 18 School Supervisors. It was used a questionnaire (open and closed questions) and it was analyzed based on Content Analysis by Maria Laura Barbosa Franco. The results indicated that the participants would like to carry out the pedagogical actions, however they reported that the excessive administrative/ bureaucratic tasks prevent them. They also considered that a good professional supervisory action is one that is welcoming, guiding, reflective and that is concerned with improving the quality of students' learning. However, it was observed in the content of their speeches characteristics of social representations present in the supervisory action that revealed that there seems to be a clear relationship between time of experience and a good supervisory action. Thus, the mastery of legislation and technical-bureaucratic knowledge are elements of professional success. It is possible to infer the importance of strengthening the collective of school supervision in the search for better working conditions for this professional, breaking with an uncritical supervisory action in favor of school-centered supervision, which values the educational community and seeks maintain the balance between administrative and pedagogical dimensions
Palavras-chave: Representações sociais
Supervisão escolar
Supervisores escolares
Social representations
School supervision
School supervisors
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Nascimento, Valdete Pereira da Silva. Dimensões pedagógicas e administrativas da supervisão escolar: um estudo na perspectiva das representações sociais. 2020. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23473
Data do documento: 21-Set-2020
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