REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23554
Tipo: Dissertação
Título: Autoavaliação Institucional Participativa: experiência de um Centro de Educação Infantil (CEI) com os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana (IQEIP)
Título(s) alternativo(s): Participatory Institutional Self-assessment: experience of a Children’s Educational Center (CEI) with the Quality Indicators of Early Childhood Education in São Paulo (IQEIP)
Autor(es): Nascimento, Daiane Aparecida Borges do
Primeiro Orientador: Sanches, Emília Maria Bezerra Cipriano Castro
Resumo: A partir da preocupação em como identificar demandas formativas para o gestor escolar acerca dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana (IQEIP), surgiu a motivação para desenvolver a presente pesquisa. O documento IQEIP propõe a construção de uma cultura de Autoavaliação Institucional Participativa (AIP) alinhada ao princípio da gestão democrática. Nosso estudo investiga o processo de implementação da AIP por meio do uso dos IQEIP em uma instituição de Educação Infantil no município de São Paulo, compreendendo o papel dos gestores nesse processo, e teve como objetivos específicos: comprender como ocorre o processo de implementação dos IQEIP segundo a perspectiva da equipe gestora, conhecer a influência da equipe gestora para a implementação dos IQEIP, e sugerir ações formativas para o gestor escolar com vistas a cooperar com a implementação da AIP através dos IQEIP. Para a compreensão dos diferentes aspectos que envolvem a constituição da qualidade da Educação Infantil, esta investigação considerou as principais normativas da legislação federal e municipal de São Paulo, e a revisão da literatura contemplou os estudos de Freire (1967, 1992, 1996, 2000), Zabalza (1998), Campos (1999, 2013), Dalberg, Moss e Pence (2003), Luck (2009, 2012), Saul (2010), Placco (2012), Bondioli e Savio (2013), Lima (2013), Paro (2015, 2016, 2018). Trata-se de uma pesquisa educacional com abordagem qualitativa, conforme propõem Lüdke e André (1986), caracterizada como estudo de caso. Como procedimentos de pesquisa, utilizamos levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora. A análise dos dados foi realizada segundo a análise de conteúdo proposta por Franco (2012). Em nossos resultados, a pesquisa evidenciou que a AIP pode ser transformadora desde que seja um processo de construção reflexiva com a participação de todos os atores envolvidos, por meio do diálogo, da escuta e da partilha de responsabilidades
Abstract: The motivation to develop this research arose from the concern on how to identify training demands for the school manager regarding the Quality Indicators of Early Childhood Education in São Paulo (IQEIP). In this context, the IQEIP document proposes the construction of a Participatory Institutional Self-Assessment (AIP) culture aligned with the principle of democratic management. The study investigates the process of implementing AIP through the use of IQEIP in an Early Childhood Education institution in the municipality of São Paulo, understanding the role of managers in this process; and had as specific objectives: understanding how the process of implementing IQEIP occurs according to the perspective of the management team; knowing the influence of the management team for the IQEIP implementation and suggesting training actions for the school manager in order to cooperate with the AIP implementation through the use of the IQEIP. This study considered main regulations of Federal and Municipal Legislation of São Paulo and the literature review was based on the studies of Freire (1967, 1992, 1996, 2000), Zabalza (1998), Campos (1999, 2013) , Dalberg, Moss and Pence (2003), Luck (2009 and 2012), Saul (2010), Placco (2012), Bondioli and Savio (2013), Lima (2013), Paro (2015, 2016 and 2018) to understand the different aspects that involve the establishment of quality in Early Childhood Education. This was a qualitative research in education according to proposed by Lüdke and André (1986) characterized as case study. Bibliographic survey, document analysis and semi-structured interviews with the management team were used as research procedures. Data analysis was based on the Content Analysis proposed by Franco (2012). The research showed that the AIP can be transformative as long as it is a process of reflexive construction with the participation of all parties involved in an act of dialogue, listening and sharing responsibility between all subjects
Palavras-chave: Autoavaliação institucional participativa
Avaliacao educacional
Educação infantil
Institutional self-assessment participatory
Education - Evaluation
Childhood educational
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Nascimento, Daiane Aparecida Borges do. Autoavaliação Institucional Participativa: experiência de um Centro de Educação Infantil (CEI) com os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana (IQEIP). 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23554
Data do documento: 21-Dez-2020
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