REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23564
Tipo: Dissertação
Título: As concepções dos professores sobre criança e docência na Educação Infantil e suas implicações para a prática pedagógica, no contexto de uma escola da rede municipal de São Luís – MA
Título(s) alternativo(s): Teachers’ conceptions about children and teaching in Early Childhood Education and its implications for pedagogical practice, in the context of a school in the municipal network of São Luís – MA
Autor(es): Batista, Vívian Cristina Menezes Pereira
Primeiro Orientador: Sanches, Emília Maria Bezerra Cipriano Castro
Resumo: Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo geral identificar as concepções de criança e docência das professoras de Educação Infantil, em uma escola da rede municipal de São Luís, e suas implicações nas práticas educativas. A partir do objetivo geral, desdobraramse como objetivos específicos: analisar as concepções de infância e docência nos discursos de um grupo de professoras de Educação Infantil; refletir sobre as concepções reveladas e suas relações com a prática educativa; explicitar os princípios para a construção de uma proposta formativa de professores. A realização da pesquisa justificou-se pela necessidade de revelar as concepções das professoras para a obtenção de subsídios que possibilitassem a apresentação dos princípios de uma proposta de formação docente, contribuindo, assim, com a formação continuada de professores e com a educação das crianças. Para tanto, utilizaram-se como referencial teórico acerca do olhar sobre a docência na infância os estudos de Dahlberg, Moss e Pence (2019), Formosinho e Oliveira-Formosinho (2018) e Hoyuelos e Riera (2019), que consideram a criança como sujeito atuante, participativo em sua aprendizagem e co-construtor de cultura. O referencial teórico sobre formação docente fundamentou-se nos estudos de Tardif (2014) e Imbernón (2010), que defendem que a mudança da prática do professor só acontece a partir da discussão e da reflexão de problemáticas existentes na escola. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras que atuam na Educação Infantil, na rede municipal de São Luís, Maranhão. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas e a análise, baseada na metodologia qualitativa Análise de Conteúdo, proposta por Franco (2005). Dentre os resultados revelados, destacaram-se: a imagem idealizada da criança com sujeito feliz e carinhoso; a ênfase na necessidade de a atuação do professor estar voltada para a transmissão de valores e conhecimentos que darão base à etapa escolar futura e à vida adulta; e a ausência de compreensão da formação continuada como atividade permanente do ofício de professor. Tais resultados permitiram concluir que os princípios para a proposta formativa, no contexto pesquisado, devem priorizar a reflexão da comunidade escolar sobre as necessidades e as especificidades das experiências na primeira infância, tendo a observação do cotidiano como elemento propulsor das mudanças na prática educativa
Abstract: This research, with a qualitative approach, had as general objective identify Early Childhood Education teacher’s conceptions of children and teaching, in a municipal school of São Luís, and their implications for educational practices. From the general objective, there were developed as specific objectives: analyze the concepts of childhood and teaching in the speeches of a group of Early Childhood Education teachers; reflect on the revealed concepts and their relationship with educational practice; explain the principles for the construction of a teacher training proposal. The conduct of the research was justified by the need to reveal the teachers’ conceptions to obtain subsidies that would enable the presentation of the principles of a teacher training proposal, thus contributing to the continued training of teachers and to children education. For this purpose, the studies of Dahlberg, Moss and Pence (2019), Formosinho and Oliveira-Formosinho (2018) and Hoyuelos and Riera (2019), who consider the child an active subject, participative in his learning and co-constructor of culture. The theoretical framework on teacher training was based on the studies of Tardif (2014) and Imbernón (2010), who argue that the change in teacher practice only happens from the discussion and reflection of problems existing in the school. The research subjects were four teachers who work in Early Childhood Education, in the municipal network of São Luís, Maranhão. Data collection was carried out through structured interviews and the analysis, based on the qualitative methodology Content Analysis, proposed by Franco (2005). Among the results revealed, the following stand out: the idealized image of the child as a happy and affectionate subject; the emphasis on the need for the teacher's performance to be focused on the transmission of values and knowledge that will base the future school stage and adult life; and the lack of understanding of continuing education as a permanent activity in the teaching profession. These results allowed us to conclude that the principles for the formative proposal, in the researched context, should prioritize the reflection of the school community on the needs and specificities of experiences in early childhood, with the observation of daily life as a driving element of changes in educational practice
Palavras-chave: Educação infantil
Crianças
Professores - Educação (Educação permanente)
Early childhood education
Child
Teachers - Education (Continuing education)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Batista, Vívian Cristina Menezes Pereira. As concepções dos professores sobre criança e docência na Educação Infantil e suas implicações para a prática pedagógica, no contexto de uma escola da rede municipal de São Luís – MA. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23564
Data do documento: 8-Fev-2021
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