Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23586
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma abordagem pragmalinguística de Lc 16,19-31: a centralidade dos empobrecidos no discípulado cristão |
Autor(es): | Souza, Tarlei Navarro Pádua |
Primeiro Orientador: | Ulloa, Boris Agustín Nef |
Resumo: | Jesus revelou seu amor para com os empobrecidos em palavras e ações concretas. Lucas, recolhendo os dados da tradição, por vezes incorpora esses ensinamentos por meio de parábolas. O evangelista quer, portanto, que o leitor compreenda que o cuidado com o necessitado é uma exigência fundamental do discipulado instituído por Jesus Cristo. A narrativa de Lc 16,19-31, por sua própria construção gramatical, permite perceber uma relação de continuidade entre os ensinamentos de Jesus e as Escrituras no que se refere à solidariedade com os necessitados. A pragmática do texto remete a um compromisso ético de superar os abismos que separam aqueles que acumulam riquezas e os empobrecidos. A parábola é um convite aos leitores-discípulos de todos os tempos a formar comunidades cristãs fraternas e igualitárias, não segundo o padrão das estruturas de poder do Império Romano ou dos poderes econômicos atuais, mas na fidelidade aos ensinamentos das Escrituras |
Abstract: | Jesus bore witness of love to the needy with words and actions. Luke, collecting the data of Tradition, sometimes attached such teaching through parables. The evangelist, therefore, wants the reader to understand that taking care of the poor is a fundamental requirement to the discipleship instituted by Jesus. The narrative of Lk 16:19-31, on its own gramatical construction, allows establishing a continuing relationship between Jesus’s teachings and the Scriptures, as far as solidarity is concerned. The pragmatics of the text refers to the ethical commitment in order to overcome the huge gap that separates those who accumulate wealth from the impoverished. The parable is an invitation to the readers-disciples of all times to bid together fraternal and egalitarian christian communities, not according to the pattern of Roman Empire’s power or current economic powers, but in the faithfulness to the Scripture’s teachings |
Palavras-chave: | Bíblia. N.T. Lucas Parábolas Pragmática Bible. N.T. Luke Parables Pragmatics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Teologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia |
Citação: | Souza, Tarlei Navarro Pádua. Uma abordagem pragmalinguística de Lc 16,19-31: a centralidade dos empobrecidos no discípulado cristão. 2020. 136 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23586 |
Data do documento: | 11-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Teologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tarlei Navarro Pádua Souza.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.