REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23642
Tipo: Tese
Título: Collocation dimensions in academic English
Autor(es): Zuppardi, Maria Carolina
Primeiro Orientador: Sardinha, Antonio Paulo Berber
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar e caracterizar redes colocacionais ampliadas, ou “dimensões de colocação”, conforme são representadas na escrita acadêmica em língua inglesa, por meio de uma abordagem empírica bottom-up, de acordo com Berber Sardinha (2017). A existência de redes colocacionais está documentada na literatura, assim, partimos da premissa de que redes colocacionais possam existir para colocados compartilhados por nódulos, o que seria evidenciado em uma dimensão de colocação. Portanto, esta pesquisa busca ampliar o conceito de redes colocacionais ao identificar os principais grupos de padrões colocacionais compartilhados por nódulos, ou “dimensões de colocação”, na escrita acadêmica. O Corpus of Academic Texts (CAT) foi compilado para esta pesquisa e é composto por livros-texto e artigos científicos e está dividido em cinco subcorpora, um por área do conhecimento, de acordo com a National Science Foundation (NSF): Ciências Biológicas; Ciências da Computação e Informação e Engenharia; Engenharia; Ciências Físicas e Matemáticas; e Ciências Sociais, Comportamentais e Econômicas. Para atingir o objetivo de pesquisa, procedimentos de estatística multivariada foram empregados, tais como análise fatorial exploratória e análise de agrupamentos. A análise fatorial exploratória identificou 11 dimensões de colocação, representando dimensões de padrões colocacionais ampliados, com um total de 10.474 colocações distintas, a saber: (1) Finanças e economia; (2) Classificação; (3) Desenvolvimento cultural e social; (4) Exercendo influência e moldando resultados; (5) Métodos de pesquisa empírica; (6) Sociedade local e global; (7) Relatando pesquisa; (8) Indivíduos na sociedade; (9) Aquisição de conhecimento e evolução de conceitos; (10) Bem-estar social; (11) Marcação de tempo e texto. A análise de agrupamentos revelou cinco agrupamentos, refletindo grupos semânticos de nódulos
Abstract: This study set out to identify and characterize extended collocational networks, or “collocational dimensions”, as they are represented in written academic English, through a bottom-up approach, following Berber Sardinha (2017). It has been established in the literature that collocational networks exist for individual node words hence collocational networks could exist for collocates across nodes, which would be evidenced in a dimension of collocation. Thus, this study set out to extend the concept of collocational networks by identifying the major sets of collocational patterns across nodes, or “collocational dimensions”, in academic writing. The Corpus of Academic Texts (CAT) was designed and compiled for this study. It comprises textbooks and journal articles, divided into five subcorpora, one per discipline, according to research discipline areas of the National Science Foundation (NSF): Biological Sciences; Computer and Information Science and Engineering; Engineering; Mathematical and Physical Sciences; and Social, Behavioral and Economic Sciences. To accomplish this goal, multivariate statistical procedures, such as exploratory factor analysis and cluster analysis were employed. The exploratory factor analysis led to the identification of 11 collocational dimensions, i.e., dimensions of extended collocational patterns, comprising a total of 10,474 unique collocations, namely: (1) Finance and Economics; (2) Classification; (3) Social and Cultural Development; (4) Exerting Influence and Shaping Outcomes; (5) Empirical Research Methods; (6) Local and Global Society; (7) Reporting Research; (8) Individuals in Society; (9) Gaining Knowledge and Developing Concepts; (10) Social Welfare; (11) Marking Time and Sectioning. The cluster analysis revealed five clusters, which reflected semantic groupings of nodes
Palavras-chave: Redação acadêmica
Colocação (Linguística)
Dimensão de colocação
Academic writing
Collocation (Linguistics)
Collocational dimension
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Zuppardi, Maria Carolina. Collocation dimensions in academic English. 2020. 243 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23642
Data do documento: 29-Mai-2020
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Carolina Zuppardi.pdf5,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.