REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Jogos Digitais
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dc.creatorMadureira, Cristina Vasto-
dc.contributor.advisor1Hildebrand, Hermes Renato-
dc.date.accessioned2021-09-29T14:04:22Z-
dc.date.issued2020-05-08-
dc.identifier.citationMadureira, Cristina Vasto. Fala comigo: uma proposta para desenvolvimento da linguagem verbal de pessoas com transtorno do espectro autista. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/23756-
dc.description.resumoO autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um conjunto de atrasos e distúrbios do desenvolvimento, caracterizados por dificuldades nas habilidades sociais, comportamentais e verbais receptiva e expressiva. Cerca de 1/3 das pessoas com TEA usam pouca ou nenhuma linguagem expressiva verbal e cerca de 30% não aprendem a falar mais do que algumas palavras. Pesquisas estão sendo realizadas tentando minimizar essa dificuldade, e a inteligência artificial parece ser uma tecnologia promissora. Muitos estudos comprovam ganhos na linguagem receptiva, mas não na expressiva verbal. No presente estudo pretende-se descrever, analisar e propor o desenvolvimento de um aplicativo para celular e tablet que tenha como elemento de entrada de dados (input) a fala da criança com a interface adaptada, e levantar uma discussão com o objetivo de avaliar a possibilidade de obter ganhos na comunicação expressiva verbal desse público. Espera-se que a criança com TEA tenha interesse pelo aplicativo a ponto de querer falar com a personagem, conseguindo desenvolver um pequeno diálogo por meio da interface. Se o projeto mostrar que possui potencial de fazer surgir e/ou desenvolver a fala de indivíduos com TEA, pretende-se planejar o desenvolvimento e testes de sua efetividade. Ao melhorar sua expressão verbal, pode-se ter uma significativa melhora em todos os ambientes de seu convívio social e de aprendizado. Algumas pessoas com TEA não têm dificuldades na linguagem expressiva (aspergers), a sugestão de aplicativo descrita nesse estudo não se aplica a eles. Espera-se que pesquisas posteriores possam customizar a sensibilidade do sistema de reconhecimento de voz e verificar se pessoas com TEA melhoram sua linguagem verbal ao responder perguntas feitas pelo personagempor
dc.description.abstractAutism, or autism spectrum disorder (ASD), is a set of developmental delays and disorders, characterized by difficulties in receptive and expressive social, behavioral and verbal skills. About 1/3 of people with ASD use little or no verbal expressive language and about 30% do not learn to speak more than a few words. Research is being carried out trying to minimize this difficulty, and artificial intelligence appears to be a promising technology. Many studies show gains in receptive language, but not in verbal expression. The present study intends to describe, analyze and propose the development of a mobile and tablet application that uses the child's speech with the adapted interface as an input element, and to raise a discussion with the objective of evaluating the possibility of obtaining gains in the expressive verbal communication of this audience. It is expected that the child with ASD will be interested in the application to the point of wanting to talk to the character, managing to develop a small dialogue through the interface. If the project shows that it has the potential to raise and / or develop the speech of individuals with ASD, it is intended to plan the development and tests of its effectiveness. By improving your verbal expression, you can have a significant improvement in all environments of your social life and learning. It is hoped that further research will be able to customize the sensitivity of the voice recognition system and check whether people with ASD improve their verbal language by answering questions asked by the charactereng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/54090/Cristina%20Vasto%20Madureira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogos infantispor
dc.subjectCrianças com transtorno do espectro autistapor
dc.subjectJogos educativospor
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpor
dc.subjectGames for childreneng
dc.subjectChildren with autism spectrum disorderseng
dc.subjectEducational gameseng
dc.subjectLearning based on digital gameseng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.titleFala comigo: uma proposta para desenvolvimento da linguagem verbal de pessoas com transtorno do espectro autistapor
dc.typeDissertaçãopor
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