REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23778
Tipo: Dissertação
Título: Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise
Autor(es): Carvalho, Priscila Lopes de Lima
Primeiro Orientador: Oliveira, Gerson Pastre de
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo examinar as dissertações, teses, artigos científicos e trabalhos em anais sobre o ensino dos números complexos no período de 1992 a 2017, que estão inseridas na área da educação matemática, para elaborar um panorama e uma categorização deles, visando uma pesquisa futura de meta-análise. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados foram buscados no banco de tese da Capes e em referências encontradas nos trabalhos selecionados. A organização desses dados foi por meio de levantamento bibliográfico e da identificação de fatores comuns, associando os trabalhos sobre o ensino dos números complexos e categorizando-os em abordagens e descritores. Em ambas sistematizações, por abordagens ou por descritores pode-se identificar a preocupação didática sobre o ensino dos números complexos, resultando na quantidade de trabalhos que propõe sequências didáticas voltadas para o ensino deste conteúdo. Uma busca por aperfeiçoar metodologias de ensino pode-se perceber a inserção de recursos tecnológicos digitais para o ensino dos números complexos na educação básica. E a percepção de propostas de ensino dos números complexos partindo da perspectiva geométrica, explorando as diferentes representações semióticas dos números complexos. Outro aspecto tratado é relativo aos os obstáculos epistemológicos por meio da evolução histórica para sua aceitação
Abstract: This research aims to examine the dissertations, theses, scientific articles and works in annals on the teaching of complex numbers from 1992 to 2017, which are inserted in the area of mathematical education, to elaborate an overview and a categorization of them, aiming at a future meta-analysis research. This is a documentary research, the data of which were searched in the thesis database of Capes and in references found in the selected works. The organization of these data was done through a bibliographic survey and the identification of common factors, associating works on the teaching of complex numbers and categorizing them in approaches and descriptors. In both systematizations, by approaches or by descriptors, the didactic concern about the teaching of complex numbers can be identified, resulting in the amount of work that proposes didactic sequences aimed at teaching this content. A search to improve teaching methodologies is the insertion of digital technological resources for teaching complex numbers in basic education. And the perception of teaching proposals for complex numbers from a geometric perspective, exploring the different semiotic representations of complex numbers. Another aspect treated is related to the epistemological obstacles through the historical evolution for its acceptance
Palavras-chave: Números complexos
Educação matemática
Levantamento bibliográfico
Numbers, Complex
Mathematical education
Bibliographic survey
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Carvalho, Priscila Lopes de Lima . Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23778
Data do documento: 28-Abr-2020
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscila Lopes de Lima Carvalho.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.