REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Priscila Lopes de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147765239787342pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Gerson Pastre de-
dc.date.accessioned2021-10-22T19:56:33Z-
dc.date.available2021-10-22T19:56:33Z-
dc.date.issued2020-04-28-
dc.identifier.citationCarvalho, Priscila Lopes de Lima . Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23778-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo examinar as dissertações, teses, artigos científicos e trabalhos em anais sobre o ensino dos números complexos no período de 1992 a 2017, que estão inseridas na área da educação matemática, para elaborar um panorama e uma categorização deles, visando uma pesquisa futura de meta-análise. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados foram buscados no banco de tese da Capes e em referências encontradas nos trabalhos selecionados. A organização desses dados foi por meio de levantamento bibliográfico e da identificação de fatores comuns, associando os trabalhos sobre o ensino dos números complexos e categorizando-os em abordagens e descritores. Em ambas sistematizações, por abordagens ou por descritores pode-se identificar a preocupação didática sobre o ensino dos números complexos, resultando na quantidade de trabalhos que propõe sequências didáticas voltadas para o ensino deste conteúdo. Uma busca por aperfeiçoar metodologias de ensino pode-se perceber a inserção de recursos tecnológicos digitais para o ensino dos números complexos na educação básica. E a percepção de propostas de ensino dos números complexos partindo da perspectiva geométrica, explorando as diferentes representações semióticas dos números complexos. Outro aspecto tratado é relativo aos os obstáculos epistemológicos por meio da evolução histórica para sua aceitaçãopt_BR
dc.description.abstractThis research aims to examine the dissertations, theses, scientific articles and works in annals on the teaching of complex numbers from 1992 to 2017, which are inserted in the area of mathematical education, to elaborate an overview and a categorization of them, aiming at a future meta-analysis research. This is a documentary research, the data of which were searched in the thesis database of Capes and in references found in the selected works. The organization of these data was done through a bibliographic survey and the identification of common factors, associating works on the teaching of complex numbers and categorizing them in approaches and descriptors. In both systematizations, by approaches or by descriptors, the didactic concern about the teaching of complex numbers can be identified, resulting in the amount of work that proposes didactic sequences aimed at teaching this content. A search to improve teaching methodologies is the insertion of digital technological resources for teaching complex numbers in basic education. And the perception of teaching proposals for complex numbers from a geometric perspective, exploring the different semiotic representations of complex numbers. Another aspect treated is related to the epistemological obstacles through the historical evolution for its acceptancept_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNúmeros complexospt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectLevantamento bibliográficopt_BR
dc.subjectNumbers, Complexpt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectBibliographic surveypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleAbordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análisept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscila Lopes de Lima Carvalho.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.