REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23782
Tipo: Tese
Título: Ambiente informatizado para letramento estatístico – AILE: concepções de futuros professore de Educação Básica sobre as medidas de tendência central, medidas de dispersão e variabilidade
Autor(es): Santos, Sergio Aparecido dos
Primeiro Orientador: Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo desenvolver um ambiente informatizado voltado para o estudo das concepções de futuros professores de licenciatura em matemática de uma faculdade da cidade de Carapicuíba, dos conhecimentos relacionados a Educação Estatística, mais precisamente aos conteúdos de medidas de tendência central, medidas de dispersão e variabilidade. Está fundamentado nos princípios da metodologia do Estudo de Casos e, embasada no Modelo de Concepções de Conhecimento e Conceito (ck¢), na Teoria denominada Conhecimento Pedagógico Tecnológico do Conteúdo (TCPK), no pensamento Estatístico e o Letramento Estatístico, utilizados para verificar em que nível de letramento se encontra cada uma das tarefas propostas. Com o auxílio da (TAD), determinamos o Modelo Epistemológico de Referência (MER), utilizando o estudo ecológico do saber, que em nosso caso consideramos objeto como sendo a variabilidade, e o Modelo Epistemológico Dominante (MED) analisando os documentos oficiais e dois livros didáticos utilizados na em uma escola estadual de Carapicuíba. para o estudo de Estatística. Propusemos a criação de um Modelo Epistemológico Alternativo (MEA), contido em um ambiente informatizado, desenvolvido em duas fases, a primeira para o levantamento de concepções e a segunda para verificar quais concepções emergem dos sujeitos, ao utilizarem o ambiente informatizado. Participaram da primeira fase da pesquisa oito duplas, das quais analisamos duas, na segunda fase analisamos apenas uma dupla. Os resultados apresentados nos fizeram refletir sobre a necessidade de formação inicial aos professores de matemática, e de se trabalhar em conjunto no desenvolvimento de estratégias diferenciadas para o ensino para o estudo de Estatística
Abstract: The present work aimed to develop a computerized environment aimed at the study of the conceptions of future mathematics teachers at a college in the city of Carapicuíba, of knowledge related to Statistical Education, more precisely to the contents of measures of central tendency, measures of dispersion and variability. It is based on the principles of the Case Study methodology and, based on the Conceptions of Knowledge and Concept Model (ck ¢), on the Theory called Technological Pedagogical Knowledge of Content (TCPK), on Statistical thinking and Statistical Literacy, used to verify in what level of literacy is in each of the proposed tasks. With the help of (TAD), we determined the Epistemological Reference Model (MER), using the ecological study of knowledge, which in our case we consider the object to be variability, and the Dominant Epistemological Model (MED) analyzing the official documents and two textbooks used in a state school in Carapicuíba. for the study of Statistics. We proposed the creation of an Alternative Epistemological Model (MEA), contained in a computerized environment, developed in two phases, the first to survey concepts and the second to verify which concepts emerge from the subjects, when using the computerized environment. Eight pairs participated in the first phase of the research, of which we analyzed two, in the second phase we analyzed only one pair. The results presented made us reflect on the need for initial training for mathematics teachers, and to work together in the development of differentiated teaching strategies for the study of Statistics
Palavras-chave: Concepções
Modelo epistemológico
Estatística - Estudo e ensino
Conceptions
Epistemological model
Statistics - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Santos, Sergio Aparecido dos. Ambiente informatizado para letramento estatístico – AILE: concepções de futuros professore de Educação Básica sobre as medidas de tendência central, medidas de dispersão e variabilidade. 2020. 227 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23782
Data do documento: 30-Mar-2020
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sergio Aparecido dos Santos.pdf6,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.