REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23841
Tipo: Dissertação
Título: Caminhos para uma proposta formativa docente para implementação de práticas interdisciplinares
Título(s) alternativo(s): Paths for a teacher training proposal for the implementation of interdisciplinary practices
Autor(es): Pantaleão, Jinlova de Oliveira
Primeiro Orientador: Sanches, Emília Maria Bezerra Cipriano Castro
Resumo: Esta pesquisa investigou a percepção dos professores sobre práticas pedagógicas interdisciplinares e, para tal fim, teve como objetivo geral analisar a percepção dos professores sobre práticas pedagógicas interdisciplinares e como objetivos específicos: 1- identificar os desafios que os professores enfrentam para desenvolver práticas interdisciplinares em sala de aula; e 2 - elaborar princípios formativos que apontem caminhos para uma proposta formativa interdisciplinar. A pesquisa é de abordagem qualitativa e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram um questionário aplicado a toda uma equipe pedagógica de uma escola estadual de anos iniciais por meio do Google Forms e uma entrevista semiestruturada com quatro professores, que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, também na rede estadual de ensino. A aplicação de ambos os instrumentos ocorreu de forma remota em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Os autores que fundamentaram a presente pesquisa foram Almeida (2004, 2005, 2010, 2011, 2014), Fazenda (2002, 2011, 2012, 2013), Nóvoa (1995, 2017), Placco (2010), Pombo (1993, 2004) e Wallon (1975, 1995). A pesquisa buscou compreender como se deu a construção desse trabalho interdisciplinar e como os professores construíram essas práticas junto aos seus pares e seus alunos. Esperamos, com esta pesquisa, contribuir para pensar a formação continuada dos professores, tendo em vista a construção de uma prática interdisciplinar no contexto da educação básica. Constatou-se que, no âmbito da formação continuada de professores, há evidentes deficiências de caráter estrutural e necessidades de fortalecimento do trabalho coletivo.
Abstract: This research investigated the educator’s perceptions about interdisciplinary pedagogical practices and, for that purpose, it had as its main goal to analyze the educator’s perceptions about interdisciplinary pedagogical practices and as its specific goals: 1 – to identify the challenges they face in developing interdisciplinary practices at the classroom; and 2 - to elaborate formative principles that indicate the path to an interdisciplinary formative proposal. The research has taken a qualitative approach and the methods used to collect data were a survey applied to an entire pedagogical team at a state elementary school through Google Forms and a semi-structured interview with four teachers who work in the late stages of middle school and high school, also at the public educational system. The application of both these methods have occurred remotely due to the new Coronavirus pandemic. The authors that substantiated this research were Almeida (2004, 2005 2011, 2014), Fazenda (2002, 2011, 2012, 2013), Nóvoa (1995, 2017), Placco (2010), Pombo (1993, 2004) and Wallon (1975, 1995, 2010). The thesis has sought to comprehend how the development of this interdisciplinary body of work has taken place and how the educators have reproduced those practices alongside their peers and students. We hope, with this research, to be able to contribute to the reflections about the continuing education of these professionals, having in mind the development of an interdisciplinary practice within the context of basic schooling. It has been noted that within the scope of continuing education there are clear shortcomings of structural aspects and the need to reinforce the collective work
Palavras-chave: Professores - Educação (Educação permanente)
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Prática pedagógica
Teachers - Education (Continuing education)
Interdisciplinary approach to knowledge
Pedagogical practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Pantaleão, Jinlova de Oliveira. Caminhos para uma proposta formativa docente para implementação de práticas interdisciplinares. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23841
Data do documento: 5-Jul-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jinlova de Oliveira Pantaleão.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.