REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23862
Tipo: Dissertação
Título: Princípios e práticas de Educação para a Paz na formação de professores em uma escola municipal de Atibaia (SP)
Título(s) alternativo(s): Principles and practices of peace education in teacher training in a municipal school in Atibaia (SP)
Autor(es): Camargo, Regina Aparecida Gomes
Primeiro Orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Neste estudo buscamos refletir acerca da Educação para a Paz a partir das práticas de formação em Cultura de Paz realizada na Escola Municipal Prof. Waldemar Basto Bühler, no município de Atibaia/SP. Assume como referencial teórico para a formação de professores em Educação para a Paz: Jares (2002), Salles Filho (2019), Tuvilla Rayo (2004) e aporte dos autores que se colocam em um mesmo espectro de preocupação com a formação de professores, no bojo da educação crítica, como Imbernón (2009, 2010) e Freire (2018, 2019), que permitiram ampliar o escopo de interpretação dos dados produzidos. A elaboração da trama conceitual freireana para a formação de professores neste estudo buscou objetivar as concepções teóricometodológica da Educação para a Paz sob a perspectiva do referencial teórico freireano, articulando os fios que tecem a trama da formação do educador e da educadora para responder a questão central deste estudo: Como a formação de professores em Educação para a Paz reverberou no ambiente escolar e na prática pedagógica dos educadores? A investigação, de abordagem qualitativa, valeu-se da “Técnica do Incidente Crítico” como perspectiva metodológica para compreender, em profundidade, as singularidades da realidade estudada. Dentre os subsídios teóricos que apoiaram as discussões e análises dessa dissertação destacamse as contribuições de Bardin (1977), Paulo Freire (2018, 2019), Imbernón (2009, 2010, 2016). Os achados da pesquisa puderam confirmar a necessidade de formar os professores para atuar com práticas de Educação para a Paz e a importância desta temática estar presente nos programas de formação docente. Confirmou também a hipótese de que a formação em Educação para a Paz resultou em práticas mais democráticas e mais humanizadora no ambiente escolar. Esta pesquisa pode oferecer contribuições ao que vem sendo investigado no tocante a formação de professores em Educação para a Paz, porque contribuiu para evidenciar princípios fundamentais para a construção de práticas dialógicas e a autorreflexão sobre a forma como estamos nos relacionando com o outro e com o mundo
Abstract: This study seeks to reflect on Education for Peace from the training practices in Culture of Peace, carried out at the Municipal School Prof. Waldemar Basto Bühler, in the municipality of Atibaia (SP). It assumes as theoretical reference for teacher training in Education for Peace (Jares, 2002), (Salles Filho, 2019), (Tuvilla Rayo, 2004) and contribution of the authors who place themselves in the same spectrum of concern with teacher training in the wake of critical education, such as Imbernón (2009, 2010) and Freire (2018 and 2019), which allowed to expand the scope of interpretation of the produced data. The elaboration of the Freirean conceptual framework for teacher education in this study sought to objectify the theoretical and methodological conceptions of Peace Education from the perspective of Freirean theoretical framework, articulating the threads that weave the educator's formation to answer the central question of this study: How did the teacher training in Peace Education reverberate in the school environment and in the educators' pedagogical practice? The research, of a qualitative approach, used the "Critical Incident Technique" as a methodological perspective to understand, in depth, the singularities of the reality studied. Among the theoretical subsidies that supported the discussions and analysis of this dissertation, the contributions of Bardin (1977), Paulo Freire (2018, 2019), and Imbernón (2009, 2010, 2016) stand out. The research findings confirmed the need to train teachers to work with Education for Peace practices and the importance of this theme being present in teacher training programs. They also confirmed the hypothesis that the Peace Education training led to more democratic and humanizing practices in the school environment. This research can offer contributions to what has been investigated regarding teacher training in Peace Education because it highlighted fundamental principles for the construction of dialogic practices and self-reflection on the way we relate to each other and to the world
Palavras-chave: Professores - Formação profissional
Educação para a Paz
Jovens e paz
Educação - Finalidades e objetivos
Teachers - Occupational training
Education for Peace
Youth and peace
Education - Aims and objectives
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Camargo, Regina Aparecida Gomes. Princípios e práticas de Educação para a Paz na formação de professores em uma escola municipal de Atibaia (SP). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23862
Data do documento: 10-Set-2021
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