REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
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Tipo: Dissertação
Título: Consulta foniátrica: relações entre um conjunto de provas e dificuldades escolares
Título(s) alternativo(s): Phoniatric evaluation: relationships between a set of tests and school difficulties
Autor(es): Kencis, Carolina Christofani Sian
Primeiro Orientador: Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby
Resumo: Introdução: A dificuldade de aprendizagem apresenta relevância significativa e pode gerar impactos sociais negativos no futuro dos indivíduos se não corrigido em tempo, a foniatria é a área da otorrinolaringologia responsável em avaliar, diagnosticar e encaminhar para terapia e/ou complementação diagnóstica multidisciplinar esses casos. Objetivo: Avaliar em escolares a associação entre a aplicação de um conjunto de provas utilizadas na avaliação foniátrica e a queixa de dificuldade escolar e identificar quais delas teriam maior relação de associação com o desempenho acadêmico quando aplicadas individualmente. Método: Estudo transversal, cego e subdividido em 4 etapas. Na 1ª etapa, 66 crianças, do terceiro ano do ensino fundamental, foram submetidas ao conjunto de provas de habilidades aplicadas pelo foniatra; na 2ª etapa, o foniatra questionou os educadores a respeito de queixa de dificuldade escolar nos estudantes; na 3ª etapa foi obtida a nota escolar em língua portuguesa desses alunos; e na 4ª etapa foi feita a análise entre os dados. Resultados: O educador identificou queixa de dificuldade escolar em 27,2% dos 66 estudantes. Houve associação estatisticamente significativa entre dificuldade escolar e as seguintes provas de habilidades: Ditado de palavras e pseudopalavras, Ditado de palavras, Ditado de pseudopalavras, Rima, Síntese fonêmica, e na prova da leitura; fluência, entonação e compreensão do texto e da moral. Na análise de regressão logística multivariada os testes: Ditado de palavras, entonação na leitura e compreensão da moral da história foram os selecionados para compor o modelo final, apresentando desta forma, maior associação com a queixa referida. Conclusão: Os testes apontados como mais relevantes em identificar dificuldade escolar foram: ditado de palavras, entonação na leitura e compreensão da moral da história. No entanto, os outros testes que compuseram a consulta foniátrica permitiram a observação do indivíduo e suas habilidades em funcionamento, levando a uma melhor avaliação do caso, em aspectos não diretamente relacionados ao pedagógico
Abstract: Introduction: Learning disability has significant relevance and can generate negative social impacts in the future of an individual if not corrected in time, phoniatrics is an area of otorhinolaryngology responsible for evaluating, diagnosing and referring for therapy and / or complementing the multidisciplinary diagnosis in these cases. Objective: to evaluate in students the association between the application of a set of tests used in the phoniatric assessment and complaints of schooling, and to identify which would be the main association relationships with academic performance when applied individually. Method: Cross-sectional study, blind and subdivided into 4 stages. In the 1st stage 66 children in the third year of elementary school were submitted to the set of tests of skills applied by the physician, in the 2nd stage the physician questioned the educators about complaints of school difficulty in the students, in the 3rd stage was obtained the school grade in Portuguese language of these students and in the 4th stage an analysis was made between the data. Results: The educator identified complaints of school difficulties in 27.2% of the 66 students. There was a statistically significant association between school difficulties and the following competency tests: Dictation of words and pseudowords, Dictation of words, Dictation of pseudowords, Rhyme, Phonemic synthesis, and in the reading test; fluency, intonation and understanding of the text and morals. In the multivariate logistic regression analysis of the tests: Word dictation, intonation in reading and understanding of the moral of the story were selected to compose the final model, illustrated in this way, with greater association with the specialized complaint. Conclusion: The tests identified as most relevant in identifying school difficulties were: dictation of words, intonation in reading and understanding of the moral of the story. However, the other tests that comprised the phoniatric consultation allowed the observation of the individual and his abilities in functioning, leading to a better assessment of the case, in aspects not directly related to the pedagogical one
Palavras-chave: Foniatria
Crianças com distúrbios da aprendizagem
Avaliação foniátrica
Phoniatrics
Learning disabled children
Phoniatrics evaluation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Kencis, Carolina Christofani Sian. Consulta foniátrica: relações entre um conjunto de provas e dificuldades escolares. 2021. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24099
Data do documento: 16-Mar-2021
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