REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorValenzuela, Maritza Luna-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1597766967355161pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria José Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9339055052599639pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-20T16:10:31Z-
dc.date.available2021-12-20T16:10:31Z-
dc.date.issued2021-11-03-
dc.identifier.citationValenzuela, Maritza Luna. Um percurso de estudo e pesquisa para a formação de professores em cursos de ciências e engenharia: introdução ao estudo de vetores. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24230-
dc.description.resumoEsta pesquisa se insere no campo da formação de professores de Matemática para o ensino da geometria vetorial (vetor, propriedades e justificações), tendo como quadro teórico a Teoria Antropológica do Didático e, como participantes da pesquisa, estudantes de mestrado de Ensino de Matemática no Peru. A pesquisa tem como objetivo investigar como um dispositivo de Percurso de Estudo e Pesquisa para Formação de Professores (PEP-FP) pode contribuir, em particular para esse grupo de professores em formação, para que tenham uma visão crítica, para que possam questionar, analisar, desenhar e experimentar processos de ensino com respeito ao objeto matemático vetor para assim poderem introduzir a geometria vetorial. O dispositivo PEP-FP mostra a transição do monumentalismo e das visitas das obras para o questionamento do mundo. E, para tanto, usa como metodologia de pesquisa do tipo qualitativa baseada na Engenharia Didática, e que possui quatro etapas: a primeira etapa é a análise preliminar, que é praxeológica e o estudo das três dimensões do problema didático (epistemológica, econômica e ecológica) e também aqui se fez a construção do modelo epistemológico de referência considerando as praxeologias que têm como razão de ser o objeto matemático vetor; a segunda etapa é o desenho e análise a priori, em que se planeja a proposta do dispositivo de PEPFP; a terceira é a análise in vivo considerando as dialéticas fundamentais e a quarta etapa é a análise a posteriori. Como resultado temos que o PEP-FP contribuiu na formação deste grupo de estudantes de mestrado que, ao final, propuseram novas questões geratrizes para introduzir o estudo da geometria vetorial, além da metodologia para o estudo do objeto matemático. A metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho permitiu criar as condições para uma conexão entre o Modelo Epistemológico de Referência e o PEP-FP e trouxe contribuições para o Modelo Epistemológico Vigente para o ensino da introdução da geometria vetorial na formação de professorespt_BR
dc.description.abstractThis research is part of the field of training mathematics teachers to teach vector geometry (vector, properties and justifications), having the Anthropological Theory of Didactics (TAD) as a theoretical framework, and students of the Master's Degree in Education as research participants. Mathematics of Peru. The research aims to investigate how a device of Study and Research Pathways for Teacher Education (PEP-FP) can contribute, in particular, for this group of teachers in training to have a critical view, to question, analyze, design and experiment teaching processes with respect to the vector mathematical object to introduce vector geometry. The PEP-FP device shows the transition between monumentalism and visits of works to questioning the world. For which it has a qualitative research methodology based on Didactic Engineering, which has four stages: the first stage is the preliminary analysis in which the praxeological analysis and the study of the three dimensions of the didactic problem (epistemological, economic and and also here the construction of the epistemological reference model was made considering the praxeology that has as its reason for being the vector mathematical object, the second stage is the design and analysis a priori, in which the proposal of the PEP- FP, the third is the in vivo analysis considering the fundamental dialectics and the fourth step is the a posteriori analysis. As a result, we have that the PEP-FP contributed to the formation of this group of master's students who, at the end, proposed new generating questions to introduce them to the study of vector geometry, in addition to the methodology for the study of the mathematical object. The research methodology used in this work allowed the conditions for a connection between the Epistemological Reference Model and the PEP – FP and brought contributions to the Current Epistemological Model for teaching the introduction of vector geometry in teacher educationen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Formação profissionalpt_BR
dc.subjectGeometria vetorialpt_BR
dc.subjectTeoria Antropológica do Didáticopt_BR
dc.subjectMathematics teachers - Occupational trainingen_US
dc.subjectVector geometryen_US
dc.subjectAnthropological Theory of Didacticsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUm percurso de estudo e pesquisa para a formação de professores em cursos de ciências e engenharia: introdução ao estudo de vetorespt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maritza Luna Valenzuela.pdf5,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.