REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24300
Tipo: Dissertação
Título: Ambiente de aprendizagem de programação imperativa no ensino técnico: uma proposta de ensino em espiral
Autor(es): Oliveira, Bruno de
Primeiro Orientador: Vega, Ítalo Santiago
Resumo: O ensino de programação enfrenta, desde sua concepção, desafios em seu processo de aprendizagem, dentre os quais estão o alto índice de evasão, a falta de motivação dos alunos e a dificuldade na compreensão dos conceitos fundamentais. No ensino técnico acrescenta-se a falta de entendimento quanto aos objetivos do curso, a incompletude de conhecimentos primários fornecidos no ensino básico e a carência de experiências prévias na área de programação e construção de algoritmos. O objetivo desta pesquisa originou-se na investigação do processo de aquisição de uma linguagem de programação por novatos, estabelecendo um modelo teórico que contemple os fundamentos da programação categorizados por sua complexidade e propor um ensino em espiral onde seja possível estabelecer o estágio de aprendizagem em que o novato se encontra. No campo da computação, foram examinados trabalhos acadêmicos sobre as dificuldades e propostas de ensino em programação, e obras que remetem aos fundamentos da programação em seu aspecto conceitual teórico. No que diz respeito à educação, foram examinadas as teorias da aprendizagem significativa e do currículo em espiral, assim como as teorias gerais da construção do conhecimento. Como resultado, obteve-se a estrutura TFR (Tipo, Função, Rota), a qual descreve as principais atividades realizadas no momento da programação. A TFR explicita os fundamentos da programação imperativa e categoriza em cada um de seus pilares os graus de complexidade correspondentes a seus conceitos intrínsecos. Através de uma proposta de ensino em espiral aplicada a estrutura TFR, é possível identificar, no processo de aquisição de uma linguagem de programação, o estágio em que o novato se encontra, além de possibilitar discussões sobre o planejamento das aulas, a sequência de ensino e formas de apresentação e avaliação dos conceitos fundamentais da programação
Abstract: Programming teaching has faced challenges in its learning process since its conception. Among these challenges, there are the high dropout rate, the students' lack of motivation and the difficulty in understanding the fundamental concepts. To the technical education it is possible to add the lack of understanding of the course objectives, the incompleteness of primary knowledge provided by the basic education and the lack of previous experiences in programming and building algorithms. This research aims at investigating the process of acquiring a programming language in novices, establishing a theoretical model that contemplates the fundamentals of programming categorized by its complexity and proposing a spiral teaching where it is possible to establish the learning stage that the novice finds themself. Fundamentals of programming in their theoretical conceptual aspect were examined in the field of computing as well as the academic papers on the difficulties and teaching proposals in programming. In the field of education, theories of meaningful learning and the spiral curriculum were examined, as well as general theories of knowledge construction. As a result, the TFR structure (Type, Function, Route) was obtained, which describes the main activities carried out at the time of programming. TFR explains the fundamentals of imperative programming and categorizes in each of its pillars the degrees of complexity corresponding to its intrinsic concepts. Through a spiral teaching proposal applied to the TFR structure, it is possible to identify, in the process of acquiring a programming language, the stage in which the novice is, in addition to enabling discussions about the planning of classes, the sequence of teaching, and ways of presenting and evaluating the fundamental concepts of programming
Palavras-chave: Ensino de Programação
Estrutura TFR
Aprendizagem significativa
Programming Teaching
TFR structure
Meaningful learning
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Oliveira, Bruno de. Ambiente de aprendizagem de programação imperativa no ensino técnico: uma proposta de ensino em espiral. 2021. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24300
Data do documento: 18-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno de Oliveira.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.