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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24352
Tipo: | Dissertação |
Título: | O des-interesse dos educandos e as atividades propostas no Ensino Fundamental II |
Título(s) alternativo(s): | The dis-regard of the students and the proposed activities in the Middle School |
Autor(es): | Silva, Merilu Zarpelon Oliveira |
Primeiro Orientador: | Aguiar, Wanda Maria Junqueira de |
Resumo: | A partir do ensino fundamental II, os conteúdos curriculares crescem, as atividades como leitura seguida de interpretação e questionários aumentam, gerando uma aparente desvantagem aos estudantes pois, perdem as experiências que tinham, no ensino fundamental l, em aprender brincando. Neste contexto, o presente estudo teve por objetivo compreender como se dá a relação entre des-interesse dos educandos e as atividades escolares propostas no ensino fundamental II. A pesquisa ocorreu de maneira remota, no âmbito do segundo ciclo do ensino fundamental, com alunos de um colégio particular da cidade de São Paulo, e teve como sujeitos dois alunos do 9º ano. A pesquisa fundamentou-se na perspectiva sócio-histórica e utiliza os pressupostos teóricos de Vigotski a fim de investigar as mediações que constituem a vivência escolar e compreender as significações sobre o interesse e o desinteresse dos educandos pelas atividades escolares. Os procedimentos realizados para a produção dos dados da pesquisa foram: entrevistas, realizadas com dois alunos com perfis diferentes, do 9º ano do ensino fundamental II, sendo entrevistado um de cada vez em dias diferentes, de maneira remota através da plataforma Skype, das quais houve gravação de áudio. A análise e interpretação dos dados produzidos deu-se por meio do procedimento chamado “Núcleo de Significação”. As análises realizadas revelam que: a) sujeitos pesquisados significam as atividades práticas e dinâmicas como agradáveis, b) alunos demonstram resistência quando o sentido atribuído à atividade escolar apresenta-se desvinculado com o significado social da atividade de estudo c) estudantes demonstram mais interesse quando reconhecem as atividades escolares como instrumentos capazes de suprirem suas necessidades d) alunos se responsabilizam por seus resultados, desresponsabilizando instituições e sociedade. Embasada nos pressupostos da psicologia sócio-histórica, vê-se a importância de o professor apreender o sujeito, sempre inserido numa totalidade social que constitui sua singularidade histórica, para então poder ser um mediador que é capaz de provocar a motivação nos alunos, ajudando-os também a ressignificar o interesse e/ou o des-interesse pelas atividades escolares |
Abstract: | From the middle school onwards, the curricular content grows, increasing activities such as reading followed by interpretation and questionnaires, creating an apparent disadvantage for students, because they lose the experiences they had in elementary school, of learning while playing. In this context, the current study was intended to understand how the relationship between dis-regard of the students and the proposed activities in the middle school is. The research took place remotely, within the scope of the middle school, with students from a private school in the Sao Paulo City and it had as participants two students of the 9th grade. The research was based on the socio-historical perspective and uses the theoretical assumptions of Vigotski in order to investigate the mediations that constitute school experience and understand the meanings about the regard and dis-regard of the students in school activities. The procedures performed to produce the research data were: interviews, carried out with two students with different profiles from the 9th grade of middle school, they have been interviewed one at a time on different days, through the Skype software remotely, with audio recording of each one. The analysis and interpretation of the produced data took place through the called “Núcleo de Significação”. The analyses carried out demonstrated that: a) researched participants categorize the practical and dynamic activities as enjoyable, b) the students demonstrate resistance when the meaning attributed to school activity is disconnected from the social meaning of the study activity c) students demonstrate more interesting when recognize the school activities as instruments able to match their needs d) students take the blame for their results, making institutions and society not responsible for that. Based on the socio-historical psychology assumptions, it is possible to see the importance of the teacher understand the student, always inserted in a social environment that constitutes its historical singularity, then the teacher can be a mediator who is able to provoke motivation in students, helping them also to reframe the regard and / or dis-regard in school activities |
Palavras-chave: | Desinteresse estudantil Interesse estudantil Psicologia Sócio-histórica Dis-regard of the students Regard of the students Socio-historical Psychology Adolescence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
Citação: | Silva, Merilu Zarpelon Oliveira. O des-interesse dos educandos e as atividades propostas no Ensino Fundamental II. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24352 |
Data do documento: | 22-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
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