Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24410| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A educação para a eudaimonia: um estudo sobre os livros VII e VIII da Política de Aristóteles |
| Autor(es): | Felix, Anderson de Araujo |
| Primeiro Orientador: | Perine, Marcelo |
| Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo estudar a concepção de educação aristotélica nos livros VII e VIII da Política. Aristóteles explica, no começo do livro VII, que só é possível começar a discussão sobre o melhor regime se antes respondermos qual é a melhor vida. De fato, a melhor vida é identificada com a vida virtuosa capaz de atingir a eudaimonia (felicidade). Assim, ele passa a apresentar os detalhes dessa educação que visa atingir a parte mais elevada da alma, a parte racional, por meio da qual é possível adquirir as virtudes necessárias para a melhor vida na cidade. Portanto, o estudo da educação em Aristóteles pode esclarecer aspetos de sua filosofia prática, notadamente o tema da aquisição das virtudes e da felicidade. A fim de compreender os detalhes dessa educação e as suas implicações, dividimos esta pesquisa em três partes que correspondem aos três capítulos desta dissertação. Primeiramente, trata-se dos sentidos de eudaimonia, que será introdutório ao estudo dos livros da Política. Em seguida, trata-se de estudar o livro VII em vista de encontrar o fundamento dessa educação. Finalmente, trata-se de estudar o livro VII para entender o escopo e o resultado que a educação aristotélica pretende alcançar |
| Abstract: | This dissertation aims to study the conception of Aristotelian education in books VII and VIII of the Politics. Aristotle explains, at the beginning of book VII, that it is only possible to start the discussion about the best political regime if we first answer what is the best life. In fact, the best life is identified with the virtuous life capable of attaining eudaimonia (happiness). Then, he goes on to present the details of this education that aims to reach the highest part of the soul, the rational part, through which it is possible to acquire the necessary virtues for the best life in the city. Therefore, the study of education in Aristotle can clarify aspects of his practical philosophy, notably the theme of the acquisition of virtues and happiness. To understand the details of this education and its implications, we divided this research into three parts that correspond to the three chapters of this dissertation. First, it deals with the meanings of eudaimonia, which will be an introduction to the study of Politics books. Then, it is a question of studying book VII to find the foundation of this education. Finally, it is about studying book VII to understand the scope and the result that the Aristotelian education intends to achieve |
| Palavras-chave: | Educação aristotélica Felicidade Virtudes Aristotelian education Happiness Virtues |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia |
| Citação: | Felix, Anderson de Araujo. A educação para a eudaimonia: um estudo sobre os livros VII e VIII da Política de Aristóteles. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24410 |
| Data do documento: | 14-Set-2021 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Anderson de Araujo Felix.pdf | 692,98 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

