REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24483
Tipo: Dissertação
Título: Surdez e escola: balanço tendencial da produção especializada sobre o ensino de matemática (1974 a 2020)
Autor(es): Silva, Corina de Albuquerque e
Primeiro Orientador: Silveira Bueno, José Geraldo
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar as tendências das produções acadêmicas sobre ensino de matemática para surdos, publicadas nos periódicos especializados nacionais e internacionais, com foco em suas autorias, no(s) conteúdo(s) matemático(s) e nos sujeitos envolvido(s). Para tanto, o acervo escolhido para a coleta dos artigos foi o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por seu amplo reconhecimento e uso pela comunidade acadêmica e acesso a produções nacionais e internacionais, compreendendo produções publicadas no período entre 1974 e 2020. A análise foi realizada a partir das contribuições teóricas de Bourdieu (1983) no que diz respeito à materialidade das produções acadêmicas e ao campo científico. Os resultados apontam, no cenário nacional, a priorização das discussões em torno da língua, com ênfase em temas gerais da matemática, enquanto os artigos internacionais, embora também apresentem essa mesma priorização, apresentam incidência mais elevada que as anteriores, no que se refere a focos sobre conteúdos matemáticos específicos. Conclui-se que os estudos sobre o ensino de matemática para surdos são expressões localizadas das disputas presentes no campo da educação de surdos, cuja característica básica é o privilegiamento de questões voltadas à linguagem em detrimento dos conteúdos curriculares
Abstract: The Objective of this research was to analyse the trends in academic productions about mathematics teaching for the deaf in national and international specialized journals, focusing on their authorship, in the specialized journals, in which they were published, in the mathematical content (s) and their themes. For these purposes, the collection chosen for the collect of articles was the Portal of Periodicals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), for its wide recognition and use by the academic community and access to national and international productions, comprising productions published in the period between 1974 and 2020. An analysis was carried out based on the theoretical contributions of Bourdieu (1983) regarding the materiality of the academic productions and the scientific field. The results indicate, in national scenario, the priorization of the impact around the language, with emphasis on general themes of mathematics, while the international articles, although they also present this same priorization, presenting a higher incidence than the previous ones, regarding focuses on specific mathematical content. It is concluded that studies on the teaching of mathematics for the deaf and mandatory expressions of the disputes present in the field of education for the deaf, whose basic characteristic is the privileging of questions focusing on language over curriculum contents
Palavras-chave: Educação especial
Ensino de matemática
Balanço Tendencial
Special Education
Mathematics Teaching
Trend Balance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Silva, Corina de Albuquerque e. Surdez e escola: balanço tendencial da produção especializada sobre o ensino de matemática (1974 a 2020). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24483
Data do documento: 17-Jun-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Corina de Albuquerque e Silva.pdf695,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.